quinta-feira, 7 de abril de 2016

Bibliotecários e arquivistas discutem abandono das bibliotecas

Foto: Jesiel Araújo
Os bibliotecários e arquivistas da UFF se reuniram dia 06/04 com os coordenadores do SINTUFF, Pedro Rosa e Carlos Abreu, para discutir as condições em que as bibliotecas estão funcionando. Além do fim do contrato dos terceirizados - 53 trabalhadores que prestavam serviços nas bibliotecas foram demitidos, o estado precário de funcionamento e a falta do repasse de verbas também foram discutidos na reunião.

Os bibliotecários informaram que foram feitas diversas notificações à Reitoria sobre o estado em que as bibliotecas se encontram, todas sem resposta. A saída dos terceirizados foi apenas a gota d’água. O calor, a falta de bebedouros e as condições precárias dos banheiros também foram lembrados na reunião.

Foto: Jesiel Araújo
Os servidores afirmaram que estão com medo de permanecer em algumas bibliotecas devido ao risco de queda do telhado, causado pelas fortes chuvas e a falta de manutenção. Algumas bibliotecas também estão sem salas de estudo porque entrou água. Os bibliotecários também chamaram a atenção para o risco de dano aos livros antigos, pela falta de higienização correta do acervo. A chefia imediata ainda solicitou aos servidores que fizessem um treinamento para atender ao público, mas eles se recusaram, pois impactaria no trabalho deles dentro das bibliotecas.

Diante desses diversos relatos, eles resolveram formar uma comissão para reivindicar melhores condições de trabalho e de conservação das bibliotecas. Em conjunto com o SINTUFF, eles vão solicitar uma reunião com a Superintendência e a Reitoria para discutir essas reivindicações.

O Sindicato continuará alerta em apoio aos bibliotecários e arquivistas na luta por melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário: