terça-feira, 30 de agosto de 2016

Reunião dos servidores no Polo de Friburgo com o pró-reitor Tulio Franco

O diretor do Pólo Universitário de Nova Friburgo, professor Amaury Favieri, iniciou o encontro convidando o pró-reitor e os representantes do SINTUFF apresentarem suas propostas. O pró-reitor iniciou abordando a proposta da reitora para a Flexibilização da Jornada de Trabalho dos servidores da UFF. As portarias estão divididas em duas possibilidades. Flexibilização setor a setor, através da declaração de que determinados setores, prestam serviços ininterruptos de 12 horas, ou Trabalho Remoto de 10 horas para compor carga horária de 40 horas. Após a apresentação do pró-reitor a palavra foi passada à advogada do SINTUFF, a Dr. Dalila Pinheiro que mais uma vez desconstruiu ponto a ponto, todos as tentativas de fundamentação legal defendida pela administração da UFF. 


Após responder as dúvidas e questionamentos dos servidores, demonstrando o total respaldo jurídico para regulamentar a jornada de 30 horas para a categoria, a direção do sindicato rebateu a principal tese sustentada pela reitoria de que a atual situação de insegurança jurídica da categoria seria eliminada com as portarias propostas. O SINTUFF demonstrou que essa insegurança jurídica só aumentará, a partir da imposição de diferentes jornadas de trabalho, ferindo o princípio da isonomia entre servidores da mesma categoria, onde no máximo entre 50 e 60% dos servidores se adequariam à flexibilização da administração. E somado a esse fator, a questão do trabalho remoto não possuir regulamentação no âmbito do serviço público federal. Sem falar que todos os recursos necessários à adesão ao trabalho remoto seriam arcados pelos servidores. Além disso, a forma simples e despretensiosa como o trabalho remoto é apresentado pela administração, difere totalmente da forma como a mesma é descrita pelas portarias da reitoria. Onde se diz que para se adequar ao trabalho remoto é preciso apresentar plano de trabalho a ser pactuado com chefia ou, em última análise à Unidade de lotação do servidor. Sem definir quais critérios seriam necessários para mensurar se o trabalho remoto condiz com as 10 horas remotas. Portarias que podem ser revogadas a qualquer momento pelo reitor. O professor Amaury Favieri, se manifestou fazendo menção a atuação ponderada da representante do SINTUFF no polo de Friburgo, Daniele Silva, quanto aos processos de negociação e divulgação dos atos de protestos da carreira no polo. 

O SINTUFF finalizou a reunião conscientizando os servidores sobre a importância de partição no CUV para defender as 30 horas e forçar o Conselho a se manifestar favorável à regulamentação da jornada de 30 horas para a categoria.

Nenhum comentário: