O DAP trata da documentação trabalhista de todos os funcionários da UFF, incluindo a folha de pagamento dos professores e servidores. Por isso mereceria todo empenho do reitor para que este setor tivesse condições dignas de trabalho, durante o período da obra. No entanto, o que ocorre é inverso.
A inadequação das instalações atuais do DAP é gritante. Os diversos ventiladores espalhados pelas “salas” já comprovam o calor excessivo, do qual reclamam os servidores. Caixas e pilhas de papel se espalham pelos cômodos de forma desordenada, visto a ausência de locais adequados para guardar as documentações. Até mesmo embaixo das mesas de trabalho caixas e papéis empilhados. Inúmeras cadeiras encontram-se quebradas ou em mau estado de conservação e a utilização dos equipamentos ocorre sem ergonometria, ou seja, pondo em risco a saúde do trabalhador.
Na sala do setor de Pagamento, há apenas um único balcão para todo tipo de atendimento e este se confunde com todo o restante do ambiente de trabalho, provocando inadequado atendimento ao público, diz um funcionário. Em alguns ambientes dez pessoas dividem o local de trabalho onde anteriormente eram apenas quatro, com muitos computadores e fiações elétricas mal distribuídas. No caso do setor de Pagamento um único espaço comporta o equivalente ao que seriam três salas.
Ao perceber a presença do sindicato que informou fazer matéria ao jornal, a diretora do DAP Marlette Rose Galvão Alves se dirigiu ao Coordenador do SINTUFF Pedro Rosa argumentando que não há negligência da reitoria com a situação do DAP. Ela argumentou que a situação se arrasta devido aos problemas enfrentados com as empresas escolhidas. A diretora requereu que os servidores, ao fazerem declarações ao Jornal SINTUFF, deveriam ser identificados na matéria. Entretanto, os princípios do bom jornalismo pressupõem a garantia do sigilo da fonte, caso necessário.
Mas será que não há negligencia do reitor com a reforma do DAP? Como se explica enormes prédios sendo construído na UFF em alta velocidade e tamanha demora na reforma de um único andar.
No dia 16/1, houve um curto circuito na fiação que cortava o chão de uma das salas sem vedação apropriada, assustando os funcionários e colocando em risco a integridade das pessoas e dos documentos. No dia seguinte, 17/1, um armário de ferro caiu abruptamente. Por sorte ninguém saiu ferido, apesar de o armário quase ter atingido uma servidora.
É lamentável que a UFF, onde encontram-se engenheiros, comissão de segurança do trabalho e um curso de pós graduação nesta área, prefira executar as obras sem os cuidados trabalhistas necessários. Quando ocorre um acidente (e muitos já ocorreram), a UFF vira as costas aos seus trabalhadores, não lhes garantindo nenhuma assistência à saúde.
A superintendente de Arquitetura e Engenharia Elisabete Aiko Hagiwara da Silva, responsável pela obra, disse que atual prazo para entrega da obra da DAP é 17/2, e se mostrou confiante que este será cumprido. Segundo Elizabete, a empresa sofrerá as penalidades contratuais em caso de descumprimento deste prazo, acordado em reunião entre a empresa, a comissão de funcionários do DAP e o Gabinete do Reitor (GAR). Os custos extras de aluguel e prejuízos trabalhistas serão arcados pelos responsáveis pelo atraso da obra? O SINTUFF cobrará cumprimento das penalidades contratuais existentes.
3 comentários:
Companheiro, a nossa galeria de fotos principal não se encontra no blog, mas nos álbuns do picasa que está linkado no site do sintuff.
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