terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ato para defender reposicionamento reúne 200 aposentados na Reitoria

Foto: Zumair Rocha
O ato em defesa do reposicionamento dos aposentados, na terça (14), reuniu cerca de 200 aposentados. A manifestação ocorreu em virtude de documento enviado pelo governo para Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), recomendando que esta reveja o reposicionamento dos aposentados. Diante deste documento, o SINTUFF ligou o sinal de alerta, preocupado com a possibilidade da UFF receber a mesma notificação.
Foto: Zumair Rocha
Durante a manifestação, transitaram pela reitoria o vice-reitor Sidney Mello e pro-reitora de Gestão de Pessoas Jovina de Barros Bruno. Os coordenadores do SINTUFF conversaram com Sidney e Jovina para que estes passassem uma posição da reitoria sobre a situação do reposicionamento. O vice-reitor se esquivou da manifestação, delegando à pro-reitora a tarefa de conversar com os aposentados. Pedro Rosa em contrapartida afirmou no microfone: “Se votassem para reitor, a atenção do vice-reitor com os aposentados seria maior”. Diante do constrangimento, Sidney se dirigiu aos aposentados, pediu o microfone e reafirmou que Jovina prestaria um posicionamento da reitoria sobre o assunto. O vice-reitor alegou que não poderia permanecer devido a outros compromissos agendados.
Foto: Zumair Rocha
Logo a seguir, Jovina se dirigiu aos manifestantes. Ela afirmou que a reitoria tem conhecimento que outras universidades receberam documento. A pro-reitora assegurou que a posição do reitor Roberto Saller é de manter o reposicionamento e recorrer às instâncias cabíveis caso haja alguma notificação da AGU ou do TCU no sentido de rever esta conquista dos aposentados. Jovina, ao ler o documento recebido pela UFSM, afirmou que o texto menciona apenas uma recomendação, não se tratando de uma decisão.
O SINTUFF entende que os aposentados devem ampliar a mobilização e se antecipar aos passos do governo, pressionando desde já a reitoria para que esta faça valer a autonomia universitária. Por precaução, o Departamento Jurídico do SINTUFF já está mobilizado para ingressar com ação caso haja perda do direito.
Convocamos os aposentados e toda a categoria a comparecer ao Conselho Universitário (CUV) do dia 29/2 para se antecipar e defender o reposicionamento. O CUV será realizado no Instituto de Geociências (Praia Vermelha), próximo à Escola de Engenharia, a partir das 8 horas.
Foto: Zumair Rocha
Distorções
O acordo que extinguiu o PUCRCE e institui o PCCTAE gerou distorções na carreira, entre eles perdas salariais aos aposentados. Antes enquadrados no fim de carreira, os aposentados foram remetidos ao início da tabela salarial. O acordo foi firmado entre o governo e a FASUBRA em 2005. Essa “falha” prejudicial aos aposentados precisa ser corrigida também na lei, de forma a evitar ataques do governo aos nossos direitos. Nesse sentido é necessária uma nova direção para a FASUBRA, independente do governo e reitorias. Começaremos a construir esta mudança em nossa federação na Assembleia Geral do dia 22/3, que será realizada às 15 horas, no Bandejão do Gragoatá. Quanto mais companheiros comparecerem mais delegados o SINTUFF elegerá.

Nenhum comentário: