quarta-feira, 25 de maio de 2016

CUV marcado por protesto de servidores e estudantes contra a EBSERH

Estudantes e técnicos contra a EBSERH. Fotos: Jesiel Araujo
Aconteceu hoje, dia 25/5, a sessão ordinária do Conselho Universitário (CUV). Na reunião foi abordada mais uma vez a situação do hospital e o despejo do SINTUFF. A conselheira Márcia Carvalho iniciou falando sobre o HUAP e o perigo que os pacientes estão correndo na emergência, onde várias patologias são atendidas juntas. O coordenador Pedro Rosa levantou a questão do despejo, falou da reunião ocorrida dia 10/5 e da negativa por parte da reitoria em negociar com o sindicato. O diretor Tarcísio Rivello foi muito vaiado ao tentar falar no conselho. Servidores e estudantes protestaram com cartazes e gritos de ordem contra a adesão da EBSERH no HUAP. Os conselheiros mostraram indignação com a situação em que o hospital está funcionando.
A conselheira estudantil Mariane questionou a posição do DCE em relação a aprovação da EBSERH no CUV. A representante do DCE, Gabi, numa vergonhosa posição, disse que o DCE é contra a EBSERH, mas que os representantes estavam livres para votar suas posições. Ainda disse que representantes do DCE também sofreram com repressão da polícia, porém existem fotos que mostram estes mesmos chegando atrasados pro Conselho e em nenhum registro eles são vistos apoiando a mobilização contra a EBSERH no dia da votação.
Antes da ordem do dia, realizou-se a posse dos novos conselheiros técnico-administrativos.
Foi concedida fala a um dos recém empossados e o conselheiro Vladimir fez uso da palvra. Falou sobre a inconstitucionalidade da entrada da EBSERH no HUAP. Disse que o Brasil está perdendo todos os hospitais escola que estão sendo cedidos à empresa. Responsabilizou os conselheiros que foram coniventes com a vergonhosa aprovação mostrando de forma contundente vários malefícios que a EBSERH trará.
Novos conselheiros empossados protestam contra a EBSERH
Sobre o despejo, o professor Palharini, apoiado por diversos conselheiros, sugeriu a criação de solução negociada garantindo a permanência do SINTUFF na sede. Já o chefe de gabinete do reitor sugeriu viabilizar uma solução, sem garantir a permanência. 
Antes da votação da solução, uma conselheira questionou se o quórum era suficiente para a votação. Foi então feita uma verificação e a solução não foi votada por falta de quórum.
Ao final, os novos conselheiros universitários foram empossados. Vemos mais uma vez um golpe da administração que usa mecanismos burocráticos para impedir a aprovação de medidas favoráveis aos trabalhadores. A luta contra o despejo não vai parar.

Contundente fala de Wladimir, novo conselheiro suplente, expões EBSERH e sua natureza nociva

Nenhum comentário: