segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Trabalhadores de hospitais universitários geridos pela EBSERH entram em greve geral dia 30





A paralisação geral dos trabalhadores de hospitais universitários geridos pela EBSERH durará 72 horas. A Unidade de Brasília já está em greve por tempo indeterminado.
A greve dos empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) se iniciou em Brasília e se alastrará pelo Brasil no próximo dia 30. Na última terça-feira (22), em assembleia geral nacional, os outros estados decidiram entrar em greve por 72 horas.


Atualmente 30 HUs em todo o país são geridos pela empresa e têm um contrato de 20 anos. Dentre os principais problemas apontados pelos servidores dos Hospitais Universitários após o ingresso da EBSERH é justamente o aumento da jornada de trabalho e a politização da gestão. A empresa desconhece as peculiaridades e especificidades de um hospital escola.


Os trabalhadores dos HUs, por exemplo, cumpriam jornadas de 6 horas diárias há cerca de 10 anos. Entretanto, o regime de trabalho da EBSERH está ignorando acordos coletivos para se basear nas 8 horas diárias determinadas pela Consolidação das Leis do Trabalho. A mudança de horário ainda não foi totalmente implementada, mas já há sinais como o aumento do número de plantões, trabalho em recessos e feriados, além do não pagamento dos plantões, realidade que já atingiu a maioria dos servidores. Os servidores também denunciam o não cumprimento das regras de progressão de carreira e a mudança súbita dos critérios de progressão funcional para retirar um direito já adquirido por pelo menos 1000 concursados.


Todo apoio  à greve dos trabalhadores da EBSERH!


Por todos estes motivos DIGA NÃO A EBSERH NO HUAP!




Nenhum comentário: