quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Aposentados e pensionistas vão ocupar as ruas de Niterói

A presidenta Dilma acaba de anunciar um pacote de medidas que nos atinge diretamente: CORTAR A PENSÃO PELA METADE. Os ataques contra os direitos previdenciários são prática recorrente dos governos do PT. Lula iniciou seu mandato, em 2003, impulsionando a reforma da previdência, que obrigou os aposentados a pagar o PSS, aumentou a idade para a aposentar e acabou com a integralidade no salário dos novos servidores. Uma reforma votada através do esquema do mensalão.
Nós, aposentados e idosos, que trabalhamos ao longo de décadas, produzindo a riqueza do país, somos permanentemente atacados pelos diversos governos federais e estaduais. As alegações dos governos são que há déficit na previdência, que estaríamos quebrando o caixa do ministério, de que não há recursos porque se gasta muito. Porém, diariamente, vemos escândalos de corrupção como o da Petrobrás, e além disso o governo paga diariamente mais de 2 bilhões de reais em juros para banqueiros e especuladores, sem qualquer auditoria destes valores. Assim, não sobra dinheiro para garantir salário, educação, saúde e aposentadoria dignos.
Chega de engordar o bolso de banqueiros e corruptos. Chega de governar contra o povo pobre e os aposentados. Vamos ocupar as ruas de Niterói e LUTAR:

- Pela revogação dos cortes na pensão.
Dilma mandou cortar os rendimentos dos pensionistas em 50% e dificultar as regras para o pagamento do seguro-desemprego, auxílio-doença e PIS.

- Pela Paridade no salário.
Hoje a maioria dos aposentados do serviço público perdem grande parte do salário, pois os governos estão pagando várias gratificações a servidores públicos na ativa, valores que não são incorporados na aposentadoria. Queremos PARIDADE E INTEGRALIDADE ENTRE ATIVOS E APOSENTADOS.

- Fim do Fator Previdenciário.
Aos que se aposentam pelo setor privado, via CLT, o reajuste não acompanha sequer a inflação. O governo de Fernando Henrique (PSDB) criou uma formula para aposentadoria, incluindo um Fator Previdenciário, em que a cada ano o salário vai perdendo valor. A cada cinco anos a renda dos aposentados é reduzida pela metade.

- Aposentadoria por Invalidez. Pela aprovação do PL 434/2014.
Um grande contingente de trabalhadores fica incapacitado ao trabalho devido a doenças graves. Mesmo assim, a maioria destas doenças não são consideradas legítimas para que se assegure o salário integral do salário. Contudo, com a mobilização dos aposentados, está tramitando o PL 434/2014, que amplia o direito de quem se aposentada por invalidez. Sabemos, no entanto, que o senado só aprovará essa lei se houver pressão nas ruas.

- Fim de toda Biometria.
Para piorar a vida dos aposentados, os prefeito de Niterói (PT) e São Gonçalo (PR de Garotinho) instalaram BIOMETRIA nos ônibus, lançando suspeita de que estávamos roubando os empresários. Muitos, se sentindo humilhados preferiam pagar a tarifa, o que era o objetivo dos empresários de ônibus. Mas a nossa luta, impulsionada pelo SINTUFF, pelos vereadores do PSOL de Niterói e pelo Ministério Público, conseguiu derrubar essa biometria por enquanto. Mas não se enganem, isso pode voltar para ampliar o lucro dos empresários. Linhas intermunicipais ainda utilizam este expediente constrangedor. EXIGIMOS RESPEITO AO ESTATUTO DO IDOSO E O FIM DA BIOMETRIA.

- Anular Reforma da Previdência
O Supremo Tribunal Federal confirmou que a reforma da previdência, em 2003, foi aprovada com dinheiro sujo da corrupção, o famoso MENSALÃO. Exigimos coerência da justiça e que seja anulada a PEC 41/2003 que retirou direitos previdenciários dos servidores.

Sexta-feira, 23/1, 9h, Barcas



Nenhum comentário: