quarta-feira, 26 de junho de 2013

CUV - SINTUFF e estudantes de Medicina se posicionam contra a EBSERH

Foto: Jesiel Araujo
Na sessão extraordinária do CUV de hoje, os estudantes de medicina da UFF estiveram presentes para levar ao conhecimento da comunidade acadêmica o ocorrido no Hospital Universitário Antonio Pedro no dia 19/6 durante os protestos em Niterói. Na referida data, após sofrer repressão da polícia manifestantes buscaram abrigo e atendimento no HUAP, porém não havia médicos que os atendessem. Os estudantes de medicina estavam na unidade de saúde e se dispuseram a receber aqueles que foram ao hospital pedir por socorro. Mesmo não sendo autorizados a prestar atendimento, a necessidade de socorrer os que imploravam por ajuda falou mais alto. Por causa dessa recepção um boato de que o HUAP estava sendo invadido se espalhou e isso poderia prejudicar a médica responsável por aqueles alunos.
A ida dos estudantes ao CUV foi para pedir desculpas a médica e para declarar repúdio a EBSERH. Os momentos que passaram corroborou para eles a necessidade de se investir num atendimento 100% SUS e de qualidade. Levaram cartazes que falavam contra a empresa e a favor da saúde pública.
A coordenadora Lígia Martins também fez uma fala contra a EBSERH engrossando o discurso dos estudantes de medicina. Falou também contra a instalação das catracas ressaltando os transtornos que estas já tem causado a pacientes cadeirantes. O reitor respondeu com aspereza a essa declaração de Lígia. Disse que as catracas seriam instaladas a todo custo para controlar o acesso ao HUAP. Usou a intimação que recebeu do Ministério Público (que ainda cabe recurso) como motivo absoluto para agir com tal autoritarismo.
Os trabalhadores não estão dormindo, agora mais do que nunca é hora de seguir o exemplo que estamos vendo Brasil a fora e lutar pelos direitos da classe. Estamos atentos!

Nenhum comentário: