segunda-feira, 25 de março de 2013

Resolução das Câmaras Conjuntas do CUV protege 30 horas e impede tratamento diferenciado

Ocupar o Conselho Universitário na quarta (27/3), 9 horas, na Geociências, para barrar a catraca e defender as 30 horas

A categoria obteve êxito na resolução aprovada pelas Câmaras Conjuntas do Conselho Universitário (CUV), na segunda (25/3). O texto, que será apreciado pelo conselheiros na quarta-feira (27/3), aponta para que não haja tratamento diferenciado do controle de ponto. A resolução diz que nenhuma medida de controle eletrônico será implantada enquanto o CUV não debater proposições recomendadas por um Grupo de Trabalho que debata soluções para controle de acesso, segurança, escala de trabalho e frequência.
Apesar da resolução ser positiva é necessário que a mesma seja aprovada no CUV para a categoria obter uma vitória efetiva. O SINTUFF convoca a categoria a comparecer em grande número ao Conselho, que será realizado na quarta-feira, 27/3, 9 horas, na Geociências, Campus Praia Vermelha.

Diretor (não eleito) do HUAP já fala em adesão à EBSERH

Em declaração ao jornal O Fluminense (24/3), o diretor do HUAP, Tarcísio Rivello, comportou-se novamente de forma autoritária. Apesar de resolução contrária do Conselho Universitário e da imensa rejeição à EBSERH entre os trabalhadores do hospital, o diretor falou da implantação da empresa como se fosse uma questão de tempo. Para tanto ignora a existência de um Conselho Gestor e a posição aprovada pelo CUV. O comportamento autoritário do diretor não surpreende, tendo em vista que ele jamais foi eleito pela comunidade do HUAP, apenas indicado pelo reitor. Confira a declaração:
“O processo envolve questões internas. Uma vez solucionadas, assinamos o termo de adesão e será feito um diagnóstico dos aspectos operacionais e organizacionais do hospital. Promovemos três seleções seletivas simplificadas, no entanto, neste momento não podemos mais adotar essa medida porque o fornecimento de mão de obra passou a ser uma ferramenta da EBSERH.”
A postura do diretor coloca a necessidade de uma grande campanha por eleições diretas para a direção do HUAP. As eleições para direção de Enfermagem e para representantes dos servidores no Conselho Gestor comprovam que Tarcísio Rivello não tem base social para ser eleito diretor do HUAP. Tudo indica que a EBSERH é a maneira encontrada por Rivello para seguir no comando do hospital a despeito da comunidade universitária.

Nenhum comentário: