terça-feira, 19 de março de 2013

Estudante de Economia da UFF é atacada e sofre tentativa de estupro na saída da Faculdade.

IACS e Faculdade de Economia estão situados em região com forte incidência de assaltos

Reportagem publicada pelo O Fluminense, edição de terça (19/3), abordou um ataque de dois homens contra uma estudante de Economia da UFF. A estudante foi rendida no instante que entrava entrando em seu carro. Os criminosos tentaram violentar a jovem, que resistiu e foi abandonada em um dos acessos ao Morro do Cavalão em Icaraí.
Esta situação apenas evidencia uma realidade que atravessa mais de uma década pelo menos. A insegurança nos arredores dos campi da UFF. A mesma realidade das imediações dos campi do Ingá se repete no Gragoatá, especialmente no caminho que liga a universidade à estação das barcas.
A reitoria mantém nos últimos anos uma relação complacente com a prefeitura (seja ela do PDT ou do PT) e com os governos federal e estadual, que deveriam investir em segurança, assim como em educação e emprego. As UPPs tão propagandeadas pelo governo do estado apenas transferiram de lugar a criminalidade. Niterói e São Gonçalo serviram de "exílio" para muitos criminosos que estavam instalados nas comunidades ocupadas pela polícia "pacificadora". Não há efetivo policial nas ruas suficiente, além deste ser mal remunerado (vide a greve da polícia em 2012) e treinado muito mais para oprimir os pobres, os negros e os movimentos sociais que efetivamente combater os crimes.
Situações assustadoras como esta se repetem de tempos em tempos, sem um posicionamento e medidas contundentes da reitoria da UFF, que parece preferir ver a situação como ocasional ou corriqueira. Certamente para não se confrontar os governantes.

Nenhum comentário: