O 8º Congresso do SINTUFF (8º CONSINTUFF) será realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril, em Niterói. O encontro debaterá e assumirá deliberações políticas sobre a conjuntura geral e da UFF, reforma estatutária e organização sindical, incluindo a possibilidade de desfiliação e/ou filiação a entidade sindical nacional. Os delegados ao 8º CONSINTUFF serão eleitos em assembleias nas áreas abrangidas pelas delegacias de base.
O CONSINTUFF é o fórum maior de nosso sindicato. Entidade que expressa a força de uma categoria viva e de luta. Um sindicato que teve sua sede despejada recentemente, mas ao mesmo tempo conseguiu organizar sua categoria, mobilizar, construir uma greve e garantiu a manutenção das 30 horas.
Muitas demandas estão colocadas. No âmbito nacional contra Temer e sua Reforma da Previdência que pretende nos fazer trabalhar até morrer. Localmente, contra as péssimas condições de trabalho, o assédio moral, a falta de pagamento de insalubridade e pela revogação da EBSERH.
No período de 13 de marco a 19 de abril ocorrerão as assembleias em todos os campi de Niterói e do interior e dos aposentados. Nestas assembleias a categoria vai construir propostas, debater teses e eleger delegados a participarem do Congresso.
Debata com cada colega, construa suas propostas, compareça às assembleias de eleição de delegados, inscreva sua tese ou contribuição. Participe!
A Comissão Organizadora do 8º CONSINTUFF é formada por Pedro Rosa (Reitoria), Sadir (SAEN), Ligia Martins (HUAP), Luciene (BCG), Luciano Pita (SAEN), Izabel Cristina (HUAP) e Douglas (Reitoria).
A Comissão Organizadora deliberou sobre as regras para eleição de delegados.
1) Cada assembleia da área abrangida pela Delegacia de Base poderá eleger delegados numa proporção de 1 (um) delegado para cada 10 (dez) sindicalizados, com fração de 50%. Exemplo: uma base de 55 sindicalizados elege 6 delegados e uma base de 73 sindicalizados elege 7 delegados.
2) A cada três sindicalizados presentes à Assembleia assinando a lista de presença será eleito um dos delegados a que tem direito à área abrangida pela Delegacia de Base. Exemplo: Uma base com direito a eleger até 8 delegados terá que reunir 24 sindicalizados em Assembleia para que todos sejam eleitos. Se comparecem 21 serão 7 delegados eleitos, se forem 15 serão 5.
3) A quantidade de assembleias será conforme o número de sindicalizados e especificidades em cada base abrangida pelas respectivas Delegacias de Base:
a) Delegacia do HUAP (HUAP, FAU, Faculdade de Enfermagem e Mequinho): 6 assembleias.
b) Delegacia de Aposentados: 4 assembleias em Niterói. Os aposentados do Interior poderão participar das assembleias dos referidos campi junto com os ativos.
c) Delegacia da Reitoria: 3 assembleias.
d) Delegacia do Gragoatá: 3 assembleias.
e) Delegacia do Valonguinho: 3 assembleias.
f) Delegacia da Praia Vermelha: 2 assembleias.
g) Delegacia de Santa Rosa (Veterinária e Farmácia): 2 assembleias.
h) Delegacia do Ingá (Direito e IACS): 2 assembleias.
i) Delegacia de Jurujuba: 1 assembleia.
j) Delegacia do Interior: Cada campus poderá realizar 1 assembleia, exceto Volta Redonda que poderá realizar 2, por possuir mais de 50 sindicalizados.
4) As Assembleias para eleição de delegados serão realizadas nos locais de trabalho, no período entre 13 de março e 19 de abril. Entre 13 e 17 de março só serão realizadas assembleias nos campi do interior. Contudo, as assembleias nos campi do Interior não estão restritas a este período.
5) A Comissão Organizadora divulgará amplamente o calendário das Assembleias.
6) As teses poderão ser enviadas ao email: consintuff2017@gmail.com até o dia 12 de março de 2017. Cada tese deve ser assinada por um mínimo de 10 sindicalizados para serem publicadas no caderno de teses. Cada sindicalizado só poderá assinar uma única tese. As teses devem versar sobre os temas abrangidos pelo 8º CONSINTUFF e conter um máximo de 25.000 (vinte mil) caracteres com espaços contabilizados.
Confira as deliberações da 2ª reunião da Comissão Organizadora do 8º CONSINTUFF, no dia 6 de março de 2017:
DA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS
I - @s delegad@s serão eleitos nas assembleias setoriais convocadas pela comissão organizadora, para este fim;
II – A referida assembleia será coordenada por um membro da diretoria ou da comissão organizadora, tendo o direito de acompanhá-la, um membro de cada tese, como fiscal do processo. Nos deslocamentos aos campi, o sindicato garantirá a estrutura para cumprir este item.
III - O processo de escolha d@s delegad@s se dará através da votação em chapas, as quais se formarão no momento da assembleia;
IV - Tendo mais de uma chapa para concorrer às vagas, estas terão o direito de defesa de suas teses e propostas, com tempo igual de defesa para cada chapa;
V – Após o horário definido em edital para início da assembleia, haverá prazo de até 30 minutos para abertura a assembleia. Esta só poderá versar/deliberar apenas sobre o tema do Congresso, mas serão permitidos informes de outros temas;
VI - No momento em que se encerrar a defesa da última chapa será fechada a lista de presença, sobre a qual se calculará o número de delegados que a assembleia pode eleger;
VII – Cada membro da categoria só poderá assinar em uma lista de assembleia, e votar apenas uma vez, na chapa de sua livre escolha. O número de delegados a cada chapa será calculado proporcionalmente ao número de votos;
VIII – A lista de presença será fornecida pelo sindicato, e estará nominada, para assinaturas dos presentes.
Parágrafo único – Haverá em cada lista de presença espaço em branco reservado para possíveis membros da categoria que, embora não lotado na área da delegacia, exercem função trabalhista na referida área, e sua opção é participar da mesma. Ou de servidores não filiados. Sendo assim, na lista tem que haver a explicação da situação;
Exemplo: Na listagem oficial do Gragoatá, não constará nomes de servidores lotados na auditoria técnica, porém, estes exercem seus trabalhos no Gragoatá;
ATA DA ASSEMBLEIA
I - A ata da assembleia que elegerá os delegados ao Congresso, obrigatoriamente, tem que informar quantos sócios possuem a listagem da delegacia; quantos estiveram presentes na assembleia; quantas e quais as chapas se inscreveram, os componentes das chapas e o resultado da votação.
DIVULGAÇÃO DA ASSEMBLEIA
I - O Site do sindicato tem que disponibilizar o calendário de todas as assembleias.
II - Cada assembleia tem que ser convocada com no mínimo 07 (sete) dias de antecedência no site;
III - Será providenciado um convite padrão para as diversas assembleias, ajudando na mobilização das mesmas e disponibilizando aos membros das teses;
CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS:
Dia 16 de março em Volta Redonda;
Dia 17 de março em Pinheiral;
Dia 20 de marco na Faculdade de Farmácia;
Dia 21 de maço na Faculdade de Veterinária;
Dia 22 de março no Campus do Gragoatá (Bandejão).
Dia 23 de março de Aposentados;
Dia 24 de março no Arquivo de Jurujuba;
Em virtude do calendário nacional de luta contra a reforma da previdência e a provável marcha a Brasília, dia 28/3, a Comissão optou em não agendar assembleias nos dias 27, 28 e 29/3.
Novas datas agendadas:
- Dia 30/3 indica-se Faculdade de Enfermagem, IACS e Direito.
- Dia 12/4 aposentados.
- Em analise as datas propostas para HUAP, Reitoria, Valonguinho e Gragoatá.
A comissão voltará a reunir dia 23/3, às 16 horas, para fechar todas as demais datas para as assembleias.
SOBRE AS TESES
Ficou decido uma mudança nas regras das teses ao Congresso.
Ficou decidido que podem ser enviadas para o e-mail da comissão CONTRIBUIÇÕES que versem sobre um só assunto, podendo ter até 7 mil caracteres e com 10 sindicalizados assinando;
As teses a serem entregues até o dia 12/3 serão chamadas de pré-teses para divulgação no site. As pré-teses tem a mesma obrigação de 10 filiados assinando e um máximo de 25 mil caracteres.
Estas pré-teses podem sofrer alterações ou ajustes para ingressar no caderno de teses impresso. Para tanto não poderão ultrapassar os 25 mil caracteres.
Parágrafo único: Cada sócio só pode assinar uma tese ou contribuição;
Comissão Organizadora do Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário