sexta-feira, 10 de março de 2017

A EBSERH fracassou. Revogação já!


Em 15 de março se completa um ano de administração da EBSERH. No ano de 2016 foram fechados dezenas de leitos, consequência do fim dos contratos dos trabalhadores terceirizados. A falta de funcionários é visível, ocasionando cansativas jornadas para os servidores, que sofrem com a sobrecarga de trabalho. Setores foram desativados por falta de equipamentos essenciais para o atendimento aos pacientes. Continua faltando materiais. Os elevadores seguem funcionamento de forma deficiente. A climatização não foi resolvida. Altas temperaturas tornam insuportáveis vários ambientes. Os pacientes continuam expostos à intempérie e se refrescando com ventiladores inadequados, ligados a conexões elétricas precárias e de risco.
A lei que criou a EBSERH exige que em um ano a empresa reative os leitos que haviam sido desativados. Mas o resultado na UFF é inverso, reduziram leitos. Nada melhorou. O descaso e a irresponsabilidade da EBSERH para com uma instituição de saúde pública é visível. Tão visível como o fracasso da suposta solução que tanto almejaram o reitor e o diretor do HUAP.
O SINTUFF confeccionará um dossiê mostrando que as dificuldades do HUAP se aprofundaram com a EBSERH e que o contrato não está sendo cumprido. A intenção é levar esse dossiê ao Ministério Público, ao poder judiciário e à imprensa, com exigência da revogação da EBSERH.
Os trabalhadores são os que mais sofrem com este quadro. Diante da situação atual do hospital, durante sessão do CUV, o próprio reitor acenou com a possibilidade de encerrar o contrato com a EBSERH. O SINTUFF exige que o reitor realize urgentemente audiência pública sobre o HUAP e revogue o contrato, assim como dê posse imediata ao diretor eleito do setor de Enfermagem, Enderson Hernandes Castilho, empoderando a categoria e enfraquecendo a EBSERH.
A luta não acabou. A briga tem que continuar. A revogação da EBSERH é nosso objetivo. O SINTUFF realizará um ato no dia 15/3, a partir das 7 horas, na porta do HUAP. Para lembrar do histórico dia de resistência à brutal imposição da reitoria mas, principalmente para mostrar ao governo, ao reitor e ao diretor Tarcísio que estamos de pé e prontos para uma batalha que vamos ganhar! Pela revogação da EBSERH!

Nenhum comentário: