sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SINTUFF participa de ato contra a privatização da CEDAE e pacote de Pezão/Picciani

Fotos: Barbara Hauret
As ruas do centro do Rio de Janeiro mais uma vez foram ocupadas pelos servidores e trabalhadores da Companhia de Água e esgoto (CEDAE). A mobilização aconteceu no 9/2, um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidir pela cassação do mandato do governador Pezão e de seu vice Dornelles, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. A ação foi de autoria do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). A decisão pode não ter efeito imediato, pois cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta decisão animou servidores e trabalhadores da CEDAE que manifestaram frente ALERJ.
Na Candelária, o ANDES concentrou servidores e estudantes das universidades estaduais UENF, UERJ, UESO, que saíram em marcha pela Avenida Rio Branco rumo à Assembleia Legislativa, engrossando o ato dos trabalhadores da CEDAE contra a privatização da empresa, organizado conjuntamente com o Movimento Unificado dos Servidores do estado (MUSP). Representantes de diversos sindicatos e associações (SEPE, SINDSPREV, SINTUPERJ, SINPOL, ASDUERJ, Bombeiros, Médicos) dos servidores falaram no carro de som e denunciaram o governo, em apoio à luta contra a privatização da CEDAE, ressaltando a importância do serviço desta empresa para toda a população.
A participação dos trabalhadores da CEDAE foi massiva e o ato transcorria de forma pacífica até o Batalhão de Choque provocar a dispersão dos manifestantes com lançamentos de bombas de gás. Apresar da correria e repressão necessária, os trabalhadores se reagruparam e voltaram a ocupar as proximidades da ALERJ, visto o anuncio de que seria debatida a privatização da CEDAE por volta das 19 horas.
O reagrupamento e permanência dos manifestantes expressou a força e a resistência desta justa batalha. O SINTUFF esteve presente e solidário, e convoca a categoria a apoiar este luta. Nova manifestação está sendo convocada para a terça-feira, 14/2. Servidores e trabalhadores da CEDAE prometem ocupar novamente o Centro do Rio para tentar deter a privatização da estatal e o pacote de maldades do Pezão/Picciani.




Nenhum comentário: