segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Assembleia vota paralisação e mobilização ao CUV no dia 24/2

Foto: Jesiel Araujo.
A assembleia dos servidores da UFF, convocada pelo SINTUFF  e realizada em 22/2, votou pela realização de paralisação no dia 24/2. Esta medida será nacional e foi deliberada pela FASUBRA apresentando a seguinte pauta de reivindicações: Contra a PEC 395/2014 - cobrança dos cursos de especialização nas universidades; Em defesa dos Hospitais Universitários e contra a cessão dos trabalhadores estatutários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); Contra a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP) e as demais propostas de Previdência Complementar;  Contra a Reforma da Previdência.
O Coordenador Pedro Rosa manifestou a necessidade de acrescentar à pauta a defesa da jornada de 30 horas, questionada pelo reitor Sydney Mello através da divulgação da Portaria 55.442, considerando esta movimentação um ataque autoritário aos servidores.
Foi também reafirmada a necessidade de dar continuidade a campanha contra o assédio moral, com o indicativo de realizar-se um novo seminário no mês de março e de convocar a comissão que colaborará com um levantamento dos casos no conjunto da universidade.
Foi destacado que, no momento de crise de saúde com o surto de zika instalado no país, o HUAP hoje conta com o médico especialista de reconhecimento nacional para tratamento da doença Guillain-Barré, e que infelizmente o diretor do HUAP afirmou que ninguém com suspeita da doença será internado sem previamente ter a ordem de seu gabinete, o que foi denunciado pela Coordenação do SINTUFF.
Neste sentido se reafirmou a continuidade da luta contra a entrada da EBSERH no Hospital Antônio Pedro. A coordenação do SINTUFF convocou a categoria para participar da Audiência Pública, organizada pelo SINTUFF, ADUFF e os estudantes da Oposição de Esquerda da UFF, a realizar-se o dia 23
/2 às 18h no Bloco A no Campus Gragoatá, com a presença de servidores de outras universidades que manifestarão sua experiência trabalhando em hospitais onde já funciona a EBSERH.
Foi deliberado também a mobilização da categoria para participar do CUV (Conselho Universitário) no mesmo dia da paralisação. O SINTUFF pretende questionar no Conselho a Portaria 55.442 e impedir qualquer a votação para entrada da EBSERH na UFF. A participação ativa dos servidores na assembleia promete uma paralisação forte para enfrentar a ofensiva do reitor aos direitos dos trabalhadores.
No início da assembleia o coordenador Diogo do SEPE/Niterói esteve presente trazendo o informe acerca da deflagração da greve dos professores do estado que se iniciará no dia 02/03, por conta dos ataques ao salário e décimo terceiro que o governo Pezão está impondo à categoria da educação estadual.

Nenhum comentário: