quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Debate sobre EBSERH reafirma prejuízos no Hospital Universitário de Paraná

Foto: Zulmair Rocha

Dando continuidade a campanha contra a entrada  da EBSERH no HUAP,o SINTUFF, junto a ADUFF e aos estudantes de oposição da esquerda da UFF, organizaram um debate aberto sobre EBSERH no Campus Gragoatá. Na ocasião foram convidados os companheiros José Carlos de Assis do SINDITEST-PR e Darlei Rugeri Wollmann do Sindicato dos Médicos PR.
Compuseram também a mesa Gustavo Gomes, representante da ADUFF, Lucas Marcelino, Diretor da Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina e Pedro Rosa, Coordenador do SINTUFF.
Contrariamente à propaganda divulgada pelo reitor Sydnei, em relação a suposta melhoria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Paraná, os convidados relataram situações que demostram a decadência e retrocesso do hospital após a entrada da EBSERH. 
José Carlos relatou que além de ter ingresso digitalizado, os servidores são orientados a não passar mais de 13 minutos por atendimento e que e os trabalhadores sofrem forte assedio moral.
Darlei, médico e professor, relatou exemplos alarmantes, a EBSERH compra material de estrema necessidade, como eletrodos, baratos e de péssima qualidade colocando em risco a vida de pacientes. Também piorou notavelmente a atividade de pesquisa, e afirmou que o hospital escola de fato está extinguido.
Outras intervenções acrescentaram dados sobre os prejuízos da EBSERH para a pesquisa,e a comunidade. Estiveram presentes colaborando com o debate a Professora Claudia March (ANDES), o Professor Wladimir do HUAP, o Professor Romildo Bomfim da UFRJ, 
Uma mãe, Sandra, fez um depoimento emocionado, quando manifestou que sua família tinha feito muito esforço para que seu filho chegasse ao curso de Medicina, mas que hoje acompanhando a indignação dele com a situação que atravessa o HUAP, e  estará participando e apoiando esta luta. 
O doutor Jorge Darze, presidente do Sindicatos dos Médicos do RJ e diretor da Federação Nacional dos médicos, esteve presente e deixou seu depoimento contrário a implementação da empresa. 
A coordenadora do SINTUFF Lígia e estudantes de diferentes coletivos chamaram a unidade da comunidade universitária e a mobilização para continuar a batalha contra a adesão da UFF à empresa. O coordenador Pedro Rosa propôs a realização de novos eventos deste tipo. Agradeceu a participação dos convidados de Paraná e parabenizou pela dura luta que eles travaram enfrentando o golpe da reitoria da universidade de Paraná para implementar a EBSERH nessa instituição. 

Veja abaixo o vídeo com as falas dos convidados.
  

Nenhum comentário: