terça-feira, 10 de março de 2015

Grande vitória dos operários do COMPERJ

Mais de dois mil e quinhentos trabalhadores da empresa Alumni do COMPERJ estavam  há quatro meses sem salário e foram demitidos deixando milhares de famílias nas ruas. Os trabalhadores fizeram atos e marchas em Itaboraí, no Rio de Janeiro, ocuparam a Ponte Rio-Niterói e tentaram reuniões com o governo em Brasília. Fruto da mobilização ocorreu uma reunião com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, o Ministério Público do Trabalho, representantes da empresa Alumini e representantes da Petrobrás e mais uma vez os operários não tiveram nenhuma resposta a sua crítica situação. 
Este descaso ocasionou uma forte indignação. Após a reunião, mais de 500 operários ocuparam o Ministério de Trabalho exigindo o pagamento dos salários e forçando o Presidente do Tribunal do Trabalho a receber uma comissão composta pelos trabalhadores, o vereador Babá (PSOL), o Deputado Flavio Serafini (PSOL), a deputada Jandira Feghali (PCdo B) e representante da CSP CONLUTAS. 

Após a ocupação do prédio do Ministério do Trabalho no Rio, os trabalhadores do COMPERJ conseguiram uma grande vitória. Foi concedida uma liminar determinando que os trabalhadores poderão sacar seus FGTS, parte dos salários atrasados, além de darem baixa na carteira e ter liberação do seguro desemprego.O MPT também assegurou que a ação que garantirá esses direitos também vai exigir a responsabilização da Petrobras e da Alusa/Alumni no pagamento das indenizações e quitação de todo o salário atrasado que está suspenso desde novembro de 2014.
O SINTUFF esteve presente apoiando a ocupação somando força para esta vitória. Os operários do COMPERJ deram um exemplo de luta, não baixaram a cabeça pro governo demonstrando que com mobilização e organização é possível garantir vitórias.


Sigamos o exemplo dos trabalhadores do COMPERJ!



Nenhum comentário: