quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Todo apoio a ocupação Zumbi dos Palmares em São Gonçalo.


Fotos: Daniela Fi
Em Santa Luzia, São Gonçalo, ocorre desde o dia 31/10, uma ocupação de famílias sem teto num dos milhares de terrenos vazios deste país. Esta luta está sendo coordenado pelo MTST (Movimento dos trabalhadores sem teto), e desde o início contou com apoio de diversas entidades e lideranças dos movimentos sociais, que conhecem a gravidade do problema habitacional.

A crise de moradia é fruto de uma política econômica onde os recursos para habitação não chegam nem a 0,02%, enquanto banqueiros abocanham 42% do orçamento  federal. Isto explica porque a indústria imobiliária e as empreiteiras despejam tanto dinheiro nas campanhas eleitorais dos partidos que governam o país. O reflexo dessa política econômica é ao enorme índice de pessoas vivendo de aluguel, em áreas de risco ou pelas ruas do país. Governos do PT, PSDB, PMDB e seus aliados, apesar de se acusarem nas campanhas eleitorais, votam juntos o mesmo orçamento porque todos são financiados pelas mesmas empresas.

É necessário exigir do poder público a desapropriação do terreno que há décadas está abandonado.  É preciso mudar completamente o orçamento nacional, pois se não suspender o pagamento aos banqueiros nenhuma demanda social será atendida.

Diante deste quadro, o SINTUFF declara todo apoio à referida ocupação e as diversas lutas por habitação popular no país.




Nenhum comentário: