quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Forte ato reforça o "NÃO" à EBSERH

Fotos: Zulmair Rocha
Após uma semana de forte mobilização marcada por um vitorioso ato no HUAP em unidade com estudantes e professores, a categoria mostrou sua disposição de luta ao encher o auditório da Geociências onde acontece o Conselho Universitário (CUV), instância máxima em deliberação dentro da UFF. Mesmo depois de um feriado prolongado a fibra dos lutadores dos três segmentos da universidade não esmoreceu mas levantou-se firme contra a ameaça que alarmou todos os trabalhadores da universidade: A ameaça de aprovação da EBSERH no CUV de ontem (29/10).
Junto com o SINTUFF estavam representantes da ADUFF, ASUNIRIO, SINTUFRJ, FASUBRA e ANDES. Uma forte delegação de servidores do hospital compareceu ao CUV mostrando sua indignação. Os estudantes da chapa de oposição ao DCE, “Para Virar a UFF do Avesso”, estiveram em peso trazendo toda energia do movimento estudantil para barrar a EBSERH. Estudantes de medicina e do interior também compuseram esse ato. Estavam presentes os vereadores do PSOL de Niterói, Renatinho e Paulo Eduardo além do recém eleito deputado estadual Flavio Serafini.

Infelizmente vimos mais uma vez a política proposital de esvaziamento do CUV. O reitor sentiu o peso da mobilização e tentou negar que existisse um contrato preparado. Da mesma forma o diretor do HUAP, Tarcísio Rivello, argumentou que o contrato que fora visto em sua mesa se tratava do documento referente ao acordo entre a EBSERH e a UFMG o qual tinha “pontos positivos” sob sua ótica. Eles mentem e enrolam. Sabemos que existe negociação em curso, mas insistem em esconder dos trabalhadores.
O ato iniciado no CUV se estendeu para a rua numa caminhada até o bandejão onde estudantes, professores, trabalhadores do HUAP e de toda universidade marcharam juntos denunciando a tentativa de entrega do Antônio Pedro à iniciativa privada. A atividade foi vitoriosa e marcou a continuidade de um calendário de lutas. A força e convencimento da comunidade universitária demonstrou que a luta organizada pode barrar a EBSERH.









Nenhum comentário: