Plenária de Sindicatos cria Fórum de lutas unificado contra as reformas e os ajustes dos governos
Foto: Luiz Fernando Nabuco
Aconteceu na tarde do dia 18 de janeiro, a reunião unificada de representantes sindicais. SINTUFF, ADUFF, SINTESNIT, SEPE Sindicatos dos Bancários, dos Vigilantes e da CEDAE de Niterói e o mandato da vereadora do PSOL Talíria Petrone estiveram presentes. O SINTUFF teve a iniciativa de convocar esta reunião com o objetivo de unificar a luta e buscar ações conjuntas para barrar a Reforma da Previdência Social e os ajustes dos governos.
Diversos dirigentes sindicais expuseram suas opiniões denunciando a pretensão dos governos de atacar os direitos civis e trabalhistas conquistados duramente pela classe trabalhadora brasileira. O esforço foi concentrado na construção de uma pauta única que unifique as diversas categorias representadas na plenária para combater esses ataques. Houve acordo na necessidade de apostar na conscientização da população para encampar a luta, e ir as ruas denunciar esses retrocessos no caminho de construir uma greve geral.
Desta forma, foi criado um Fórum de lutas, um movimento unificado de resistência às contrarreformas previdenciária, trabalhista e aos ajustes dos governos. Foi encaminhada a formação de uma comissão conjunta das entidades para produzir um material informativo acerca das reformas em curso e a construção de uma agenda de atos e reuniões a fim de incentivar um processo de mobilização. Assim, no dia 7/2 acontecerá uma agitação unificada na Praça Arariboia, estação das Barcas, e no dia 9/2 ocorrerá a próxima reunião do Fórum. Foi deliberado também a participação do calendário de mobilização dos servidores estaduais, dia 2/2 ato contra o ajuste fiscal na ALERJ e 5/2 protesto em Copacabana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário