sábado, 2 de julho de 2016

Reitor usa polícia para despejar SINTUFF de sua sede! Fora Sidney!!


Às 7h da manhã deste sábado, 2/7, oficiais de justiça e policiais federais chegaram à sede do Sintuff com um caminhão para executar o despejo do sindicato, que funcionava há 34 anos no Campus Valonguinho na UFF. Arrombaram as portas e retiraram os pertences da entidade.
Esta data ficará marca
da na história da UFF. A gestão de Sidney Mello, reitor que já está manchado pelo uso da força policial para privatizar o Hospital Antônio Pedro - HUAP, agora tornou-se o único reitor das universidades federais a despejar um sindicato.
É importante frisar que há 34 anos em plena ditadura, o reitor da época Prof. José Raymundo Romeo, cedeu este prédio para funcionamento do SINTUFF, algo comum no país inteiro, visto que a maioria dos Sindicatos dos trabalhadores e Diretórios Estudantis funcionam dentro dos Campi das Universidades para garantir o direito a livre organização e melhor acesso aos trabalhadores e estudantes as suas entidades. No caso da UFF, o reitor faz diferente, dirige a universidade para atender seus interesses passando por cima dos que não compactuam com ele.
Com esta atitude, o reitor busca intimidar à categoria para que aceitem em silêncio as precárias condições de trabalho.
Mesmo acontecendo o despejo num sábado, vários dirigentes estiveram presentes trazendo solidariedade ao SINTUFF, entre eles ADUFF, SEPE, SINTUFRJ, Oposição Corréios, estudantes da UFF, metalúrgicos, o vereador Babá (PSOL-Rio) e o deputado estadual Flávio Serafin (PSOL-RJ), além de dirigentes do PSOL e do PSTU.


Reitor Ditador!!!

O reitor vem mostrando seu autoritarismo desde que iniciou sua gestão, na última greve das universidades em 2015, durante quatro meses se negou a reunir com o comando de greve de docentes, técnicos e discentes. Tempo depois, usou a força policial para aprovar a privatização do HUAP, baixou portarias para acabar com as 30hs da categoria e fomentou o Ministério Público para instituir o ponto eletrônico para facilitar a perseguição aos que lutam.
O ato do despejo é uma ação política contra os servidores da UFF e seu sindicato, pois o SINTUFF se destaca por ser uma entidade de luta, que enfrenta as políticas dos governos e dos reitores, sempre em apoio a diversas categorias e movimentos em luta. Esta atitude autoritária do reitor está provocando profundo desgaste e rejeição perante toda a comunidade universitária. Cabe agora não deixar que esta atitude se torne uma norma.
Chamamos a todas as entidades, movimentos sociais e diversos fóruns unitários da Universidade, parlamentares de esquerda, centrais sindicais, sindicatos e demais entidades a repudiarem o despejo do SINTUFF e o autoritarismo do reitor Sidney, para que práticas como estas nunca mais voltem a acontecer. FORA SIDNEY!

ATO EM SOLIDARIEDADE AO SINTUFF 
TERÇA DIA 05/07
ÀS 14H NA REITORIA DA UFF

Após ato, o SINTUFF levará os presentes para a cerimônia de posse.


Nenhum comentário: