quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Vitória da comunidade universitária!

Há dois dias atrás foi convocada uma reunião extraodinária do Conselho Deliberativo do HUAP (CDHUAP) para aprovar a EBSERH. Como se não fosse suficiente, além de chamar um Conselho às pressas, ainda marcou-se num local fora da universidade: a Procuradoria Federal.
Sabendo desse conluio, o SINTUFF junto com a ADUFF e o movimento estudantil convocaram a comunidade universitária para porta da Procuradoria para impedir que a reunião do Conselho acontecesse. O diretor do HUAP, Tarcísio Rivello,  chegou por volta das 8h (para uma reunião que começaria às 10h) e se surpreendeu com a mobilização. Com faixas e cartazes, uma expressiva participação de estudantes, servidores e docentes agitaram palavras de ordem contra a entrada da EBSERH no HUAP em defesa da saúde pública.  As polícias militar e federal foram chamadas ao local. Alguns PM's portando fuzis. Desnecessário. Um clima de tensão começou a ser formado porém os manifestantes não arredaram pé da porta do edifício. Os vereadores do PSOL Babá e Renatinho estiveram presentes dando apoio, assim como representantes do SINTUFRJ, ASUNIRIO, Fiocruz, SEPE/Niterói e Sindicato de Enfermagem.
Uma forte delegação de servidores do HUAP e estudantes constrangeu os conselheiros que foram chegando. O diretor de Enfermagem do HUAP, Enderson Castilho, que também é conselheiro do CDHUAP, esteve presente e se posicionou publicamente contra a EBSERH.
A força da mobilização obrigou o procurador e Tarcísio resolvessem pela suspensão do Conselho Deliberativo. Foi permitido que apenas os procuradores acessassem o prédio.O protesto se manteve firme apesar de uma forte chuva até confirmar que não haveria nenhuma reunião.
A mobilização foi uma grande vitória. Não funcionou a política autoritária do reitor e do diretor Tarcísio de querer impor a EBSERH sem debater com a comunidade universitária.
Mas não podemos relaxar. Precisamos estar atentos para qualquer movimentação da administração chamando outra reunião extraordinária. Precisamos mobilizar para o CUV para impedir mais uma vez qualquer atropelo que pretenda a entrada da EBSERH na UFF.

Dia 27/01, 9h, no auditório da Geociências (Campus Praia Vermelha), todos ao CUV!!!


"O HUAP é nosso. Ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra e não se vende"



Nenhum comentário: