quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vitória da comunidade acadêmica: forte mobilização impede votação da EBSERH

Fotos: Barbara Hauret
O SINTUFF, servidores, estudantes e usuários se concentraram desde cedo na porta do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) panfletando e denunciando a possibilidade da aprovação da EBSERH no Conselho Deliberativo do hospital. Antes do início da reunião, cerca de cem pessoas, dentre elas estudantes, técnicos, professores e usuários, se colocaram em frente a sala onde aconteceu a plenária, solicitando participação na reunião.Tarcísio Rivello tentou impedir a massiva participação da comunidade propondo que apenas 15 pessoas entrassem. Mediante a pressão dos presentes o diretor do hospital teve que ceder e foi garantida a participação democrática para todos os presentes.
Graças a força da mobilização dos trabalhadores, usuários e estudantes, a EBSERH não foi votada e decidiu-se no Conselho Deliberativo que o debate será ampliado institucionalmente. Porém é necessário ficarmos atentos pois o diretor do HUAP se mostrou esquivo diante da solicitação de marcar uma data para continuar o debate. Seu álibi era que "precisava falar com o reitor", o magnífico que até agora nunca apareceu.
Após, a diretora administrativa do HUAP, Maira Conceição de Andrade, fez uma explanação explicando a crise financeira pela qual passa o Antonio Pedro.
 O vice-reitor esteve presente no início da reunião e quando questionado sobre sua posição acerca da EBSERH, simplesmente se esquivou dizendo que "não estavam respeitando o espaço do Conselho" e se retirou para outros compromissos.
Sabemos que poucos dias antes uma reunião dos diretores de toda UFF foi convocada pelo reitor. Esse encontro tinha como presença principal o presidente da EBSERH. Coincidentemente, depois Tarcísio chamou um Conselho deliberativo que não se reunia há mais de um ano. Havia sim um risco de que a Empresa fosse aprovada nesta reunião caso  não houvesse   mobilização. Por isso parabenizamos a todos pelo forte e engajado combate dado hoje no HUAP, mas não podemos relaxar. Com certeza novas investidas e manobras por parte da administração já estão a caminho, por isso temos que manter a mobilização atenta. Nossa próxima agenda é a participação de todos no CUV dia 25/11, 9h, no auditório da Geociências. Campus Praia Vermelha.

Nenhum comentário: