sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ato em defesa do HUAP mostra força de técnicos, estudantes e professores

Fotos: Zulmair Rocha
Aconteceu ontem, 5/11, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), uma manifestação  conjunta de técnicos, estudantes e professores. Motivada pelo fechamento de leitos, falta de materiais, cancelamento de cirurgias e a ameaça do fechamento do hospital por falta de verbas, a mobilização reuniu um grande grupo que ocupou a frente do hospital e um faixa da Marquês do Paraná, via de grande fluxo que passa em frente ao Antonio Pedro. Diversos cartazes foram confeccionados falando contra a precarização do hospital e contra a EBSERH. Quando o semáforo fechava para os carros, os manifestantes levavam faixas para a pista buscando uma comunicação com os motoristas. Muitos buzinaram em apoio à mobilização.
No final da manhã decidiu-se partir em passeata rumo às barcas para dialogar com a população.  O ato seguiu pela Amaral Peixoto ao som de uma bateria de estudantes que embalaram as palavras de ordem contra Tarcísio e seu autoritarismo, em defesa do HUAP e contra a EBSERH. Durante a caminhada havia grande apoio popular. Transeuntes paravam pra receber os panfletos e conversar com os manifestantes. Tão logo eram conscientizados apoiavam a marcha acenando e fazendo sinal de positivo. Muitas pessoas também deram seu apoio das janelas dos prédios que ladeiam a principal avenida da cidade. Chuva de papel picado indicava que o clamor da passeata era também a dos moradores de Niterói. Funcionários demitidos do Hospital Santa Cruz que estavam em protesto, também se uniram à marcha. A manifestação teve seu fim na estação das barcas.

O ato contou com a presença de diversos estudantes com destaques para os que compõe o DABT e os cursos que tem formação dentro do HUAP. Também estiveram presentes entidades como SINDSPREV, SINDMED, SINFAERJ e ADUFF. Uma delegação de estudantes do PURO e de Volta Redonda veio para participar da mobilização.
Alguns parlamentares estiveram presentes se solidarizando. Prestaram apoio os vereadores Paulo Eduardo Gomes (PSOL/Niterói), Renatinho (PSOL/Niterói) e Babá (PSOL/Rio). O deputado estadual Flavio Serafini (PSOL) também apoiou o evento.
Esta foi uma grande demonstração de disposição de luta em defesa do HUAP e contra toda medida autoritária que queira entregar o hospital nas mãos da iniciativa privada. Seguimos mobilizados para manter o estado do Rio de Janeiro como polo de resistência à EBSERH.

VEJA TODAS AS FOTOS CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: