segunda-feira, 14 de abril de 2014

Servidores em Greve fazem café da manhã com usuários e dão abraço no HUAP

Fotos: Zulmair Rocha
Com o intuito de levar a greve e sua pauta para mais próximo dos usuários e trabalhadores do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) o Comando Local de Greve (CLG) do SINTUFF promoveu um ato em frente ao hospital denominado "Café da Manhã com o Usuário". Essa mobilização funcionou da seguinte forma: o sindicato oferece um café da manhã simbólico aos usuários e trabalhadores que chegavam ao Antônio Pedro aproveitando essa oportunidade para conversar sobre a greve e trazer para as pessoas a realidade da situação da saúde pública e que, ao contrário do que é ventilado pela administração da UFF, não é a greve que está fechando o HUAP ou qualquer outra unidade hospitalar pública, mas é o processo de sucateamento que o governo vem aplicando com a intenção de privatizar a saúde pública através da famigerada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH.
Além disso foi panfleto um material que denunciava cada um dos deputados e senadores que votaram a favor da EBERH. O panfleto trazia a foto como o nome e o partido de cada um desses que defendem a privatização da saúde traindo os trabalhadores. Diversos cartazes foram colados na entrada do hospital falando sobre os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo e em específico com a reforma do Maracanã. Um dos cartazes lembrava aos seus leitores que o que se gastou somente da reforma do dito estádio seria suficiente para sustentar o Antônio Pedro por 20 anos! 
Foi feito uma abraço simbólico ao HUAP contra a privatização a fim de trazer visibilidade a causa justa desta e de outras greves passadas: Não privatizem o Antônio Pedro! 
Em dado momento os grevistas foram para a Marquês de Paraná, importante via que passa em frente ao Antônio Pedro, e fecharam metade da pista com uma grande faixa que falava contra a EBSERH. Um cartaz que dizia "quem apoios a luta buzina" foi lido e atendido por diversos motoristas que passavam naquele momento.
Este foi sem dúvida uma ato vitorioso e de muito proveito para avançar na questão da conscientização da população niteroiense acerca da realidade do HUAP e da saúde pública em geral. Tornar visível problemas que Reitoria, governo e direção do HUAP tentam maquiar ou dar soluções que sacrificam usuários e servidores é e sempre será o papel de um Comando de Greve e um sindicato combativos.

Amanhã e quarta o Café da Manhã será repetido tendo início às 7h. Compareça para somar nesta luta!




Nenhum comentário: