segunda-feira, 15 de julho de 2013

Passeata reúne 15 mil no Rio e enfrenta repressão



A manifestação convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais reuniu cerca de 15 mil pessoas no Centro do Rio de Janeiro. O que no começo caracterizava-se como uma manifestação exclusiva das centrais sindicais, ao longo do percurso foi recebendo muitas adesões, dificultando a tentativa das centrais governistas de transformar o protesto em um ato chapa-branca de diálogo com o governo. Do alto dos prédios, os manifestantes receberam apoio com luzes piscando e papel picado, como o habitual desde junho.
A Unidos pra Lutar e o SINTUFF participaram ativamente da manifestação formando uma coluna com a juventude Vamos à Luta. Com bandeiras e faixas, denunciaram veementes o governo Dilma e suas políticas de ataque aos trabalhadores e benefícios ostensivos aos banqueiros e grandes empresários.
As organizações, sindicatos e partidos de esquerda, tais como a Unidos pra Lutar, INTERSINDICAL, CSP-CONLUTAS, PSOL, PSTU, PCB, SINTUFF, SEPE, ANDES-SN, entre outras, se concentraram desde as 13 horas na Praça XV, de onde seguiram para a Candelária e formaram uma grande coluna. Entoavam palavras de ordem contra o governo Dilma, as privatizações, a EBSERH e pelo Fora Cabral. Em algumas oportunidades, o caminhão de som da CUT ligava o som em volume máximo, para abafar as palavras de ordem contra os governos e o PT.
Na concentração da Praça XV foi realizada uma aula pública, organizada pelo ANDES-SN.

Violência policial se repete

As cenas de violência policial desmedida se repetiram como em quase todas as outras manifestações recentes. A tropa de choque atirou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, muitas delas com validade vencida e/ou dobro da potência permitida. Também foram disponibilizados blindados, carros com jatos de água de água e motoqueiros para atacar quem protestava. A violência generalizada da tropa de choque atingiu o conjunto dos manifestantes e transeuntes que foram sendo acuados, encurralados e expulsos das ruas.

Nenhum comentário: