segunda-feira, 19 de março de 2012

Reunião com o governo não avança na negociação do reajuste.

Mais uma vez a reunião de negociação com o governo não tem avanço significativo algum. Estiveram reunidos com o Governo Federal nos dias 14 e 15/3 diversas entidades nacionais, dentre elas a FASUBRA, a fim de tratar de política salarial.
As entidades levaram à mesa o percentual de reajuste emergencial de 22,8% equivalente às perdas inflacionárias desde 2010, segundo o IBGE. O governo, representado pelo  secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, negou o percentual e o prazo limite para negociação salarial previamente acordado para 31 de março. Foi apresentado um novo prazo para 31 de agosto, data do envio da Lei Orçamentária Anual para o Congresso Nacional.
Sabemos que por lei não pode haver negociação salarial até três meses antes das eleições em ano eleitoral, e estamos em ano de eleição. Portanto entendemos que esse adiamento forçado nada mais é que um manobra politiqueira para tentar conseguir voto de confiança da categoria a fim de evitar que se desenvolvam lutas pelo reajuste.
O ponto benefícios foi abordado no dia 15/3 e focou-se no assunto auxílios transferindo o tema de adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade) para o dia 22/3. Acerca desse item, o governo não concorda com isonomia e apresenta uma "expectativa" de reajuste com vistas para 2013 ou 2014! Absurdo! Lembramos que a portaria 13/2012 editada pelo governo vetou qualquer valor de auxílio acima de R$ 373,00. A ideia do governo é nivelar por baixo, mas não diz se os valores inferiores a esse serão reajustados.
Em suma, essa reunião não teve nenhum efeito real para a categoria, foi mais umas das já conhecidas mesas de enrolação. 
Mais uma vez o próprio governo desrespeita os compromissos acordados.Conclui-se que sem pressão e mobilização dos servidores não haverá reajuste algum, sequer a reposição inflacionária!

Temos nesse Confasubra a oportunidade de mudar a história da FASUBRA


Os pontos a serem levados para o Confasubra serão discutidos na próxima assembleia a realizar-se na próxima quinta-feira dia 22/3 às 15h no Bandejão do Gragoatá. O congresso discutirá as reivindicações prioritárias da categoria, as lutas nacionais e qual a direção da FASUBRA precisamos para negociar salário e direito. Os delegados serão eleitos em cada assembleia. É necessário que nosso sindicato alcance a maior representação possível. A assembleia do SINTUFF poderá eleger 75 delegados, caso alcance uma presença massiva, pois a cada dez servidores presentes (conforme lista de frequência) se elege um delegado. O agrupamento que dirige o SINTUFF (Unidos pra lutar) junto com independentes apresentará uma tese e defenderá a construção da unidade de todos os setores sindicais que se definam opositores ao governo e defendam uma direção para a Federação independente do governo e dos reitores.
Nosso salário e direitos estão em jogo. É hora de mudar os rumos da Fasubra. Todos a assembleia do dia 22/3!


ATENÇÃO SERVIDOR DO INTERIOR!
Não esqueça de conferir o calendário de assembleias a se realizarem esta semana nos campi do interior!

Nenhum comentário: