quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março: Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram reivindicando melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Morreram carbonizadas aproximadamente 130 tecelãs, num ato totalmente desumano. Há mais de cem anos depois as mulheres continuam reivindicando seus direitos nas ruas.

Neste ano o SINTUFF quer lembrar esta data homenageando as todas as mulheres do SINTUFF que não arredaram o pé da luta durante a última greve, sua ação foi fundamental no enfrentamento com o governo Dilma que tentou criminalizar esta luta. As lideranças mulheres estão ocupando seu lugar nas trincheiras ao mesmo tempo em que combatem todos os obstáculos com que se deparam numa sociedade dominada pelo machismo. Mas o SINTUFF também quer homenagear as esposas, mães dos bombeiros que corajosamente lutaram e enfrentaram o governo Sérgio Cabral ao longo de todo o ano.

Reivindicando justamente seus direitos as mulheres cumpriram um papel fundamental nas lutas. Estiveram presentes em todas as mobilizações e acampamentos e resistiram valentemente à brutal criminalização ordenada pelo governador Sérgio Cabral, quando enviou à cadeia seus esposos bombeiros.  As mulheres mobilizaram-se e demostraram sua força e convicção. Sabemos que a luta continua, sabemos que seguirão firmes. Sua luta é um exemplo. Parabéns, companheiras! 

Nenhum comentário: