quarta-feira, 20 de julho de 2011

Moção de Repúdio

A reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) obteve, em 19 de julho de 2011, uma liminar contra o SINTUFF. A medida obrigava o sindicato a divulgar, através de cartazes e de seu blog, uma decisão judicial que coíbe atividades de mobilização e convencimento da greve dos servidores. Após ser notificado, o SINTUFF teve o prazo de apenas duas horas para cumprir a decisão, sob a pena de pagar R$ 10.000 (dez mil reais) de multa, mais R$ 1.000 por hora consecutiva em caso de descumprimento.
Esta atitude da reitoria contradiz a decisão do Conselho Universitário da UFF, do dia 29/06/2011, que aprovou apoio e solidariedade à greve. Essa prática é comum a governos autoritários e reacionários, que procuram criminalizar as lutas legítimas e justas da classe trabalhadora. Exemplos desta prática não faltam. Em 1995, Fernando Henrique Cardoso, através do STF, impôs multas gigantescas aos sindicatos petroleiros em greve, quebrando as finanças destas entidades. Recentemente, o governador Sergio Cabral ordenou a repressão brutal e prisão dos bombeiros em greve. A reitoria da UFF segue o mesmo caminho. Para cumprir as ordens do governo federal, ataca a democracia, a autonomia da universidade, os servidores técnico-administrativos e o sindicato que os representa (SINTUFF).
São as greves de docentes e servidores que, ao logo de décadas, tem defendido as universidades públicas, os concursos e impedido a aplicação de inúmeros projetos de privatização. Desta forma, vimos manifestar repúdio à reitoria da UFF por este ataque à luta dos servidores. Exigimos a retirada imediata desta liminar e que a reitoria respeite a decisão do Conselho Universitário em favor da greve da categoria.

Envie mensagem para:
Gabinete do Reitor Roberto de Souza Salles
reitor@uff.br e gabinete@gar.uff.br
com cópia para contato@sintuff.org.br e secretaria@sintuff.org.br

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 - 7º andar
Icaraí - Niterói - RJ - Brasil
CEP: 24220-900

Fax: 55 (21)2629-5207

3 comentários:

arqpita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SINTUFF disse...

De fato, companheiros, é um absurdo que a reitoria tome uma atitude que seja diretamente oposta a decisão do Conselho Universitário de apoiar a greve. Coibir atos de greve não é uma iniciativa de apoio, mas de repressão! Mas apesar desse ataque, somos fortes, resistiremos, ergueremos a cabeça e continuaremos na luta!
É importante que todos estejam presentes no próximo CUV (26/7) para cobrar do reitor uma posição acerca dessa liminar impetrada sobre o SINTUFF e questionar a incoerência das atitudes da reitoria em relação a greve.

nenhum disse...

A que horas e onde será o CUV? Na parte da manhã, antes da assembléia?