sexta-feira, 15 de julho de 2011

#fasubracontinuaemgreve - Como e porque participar do twittaço

Nesse post explicaremos da forma mais clara possível o que é um twittaço, como participar e qual a importância desse ato.
Basicamente twittaço é um nome dado aos protestos feitos dentro do twitter usando um marcador de assunto chamado "hashtag". As hashtags podem ser qualquer palavra (ou frase sem espaços, como é o nosso caso) que seja antecedida pelo símbolo "#" (jogo da velha). Há uma classificação de popularidade de assuntos na rede do twitter que é feita a partir de quantas vezes uma hashtag ou palavra se repete. Essa lista de classificação é chamada de TT (Trending Topics ou Tópico de Tendências, em português). Existe o TTBR, que diz respeito ao assuntos mais comentados no Brasil e o TTWorld que é a nível mundial.
Nossa intenção com o twittaço #fasubracontinuaemgreve é fazer com que essa hashtag seja divulgada dentro do twitter de tal forma que entre para os TTBR, o que dará uma grande visibilidade à nossa luta. Nos mesmos tweets em que a hashtag do nosso twittaço aparecerá, divulgaremos também as atividades do calendário proposto pela CNG, a começar pelo ato nas reitorias no dia 21 (dia seguinte ao twittaço).
Para participar do ato, basta escrever tweets que contenham a hashtag do movimento (#fasubracontinuaemgreve) ou retuitar (retweet) alguém que tenha escrito essa hashtag. Todos podem divulgar a hashtag a vontade, mas é importante que haja uma grande divulgação no dia e horário combinados, para fazermos online como fazemos nas ruas.

Como usar o twitter
Pois bem, explicado tudo isso, se você não sabe nem o que é twitter mas quer participar do movimento, aqui vai um breve tutorial (explicação passo a passo) para você participar da luta online!
Twitter é uma rede social online onde as pessoas escrevem frases curtas de no máximo 140 caracteres (letras, número, símbolos) fazendo comentários acerca de vários assuntos em diversos âmbitos: social, pessoal, mundial, etc. Para usar essa ferramenta basta acessar o site do twitter (clique aqui para acessar) e se inscrever para ter um nome de usuário e uma senha. O twitter conecta as pessoas através de um sistema de seguidores, ou seja, você segue pessoas e é seguido por elas. Por exemplo, você fez hoje sua conta do twitter e quer estar por dentro de tudo que acontece no SINTUFF. O que você precisa fazer é seguir o @sintuff (o nome dos usuários é sempre precedido de uma "@" para fazer menção a um usuário e também para responder), e tudo que o SINTUFF escrever no twitter (ou twittar) vai aparecer na sua timeline (lista de tweets das pessoas que você segue, que mostra também os seus prórprios tweets). Da mesma forma é no sentido inverso, para que alguém veja seus tweets ela tem que estar te seguindo.
Bom, basicamente é isso.
Qualquer outra dúvida por favor postem nos comentários.

Nenhum comentário: