sexta-feira, 29 de julho de 2011

Calendário de atividades de greve (01/08 a 07/08)

Após a reunião do CLG desta semana, foi definido um calendário de atividades para esta semana. As atividades e respectivas datas e horários propostos são os seguintes:

Segunda-Feira, 01/08 > Agitação nas barcas às 8:00h
                                               > Visita aos setores da universidade às 14:00h

Terça-Feira, 02/08 > Manifestação na Reitoria contra a criminalização da greve às 8:00h
                                         > Assembleia de greve às 14:00h no auditório do Bloco D do Gragoatá, faculdade de educação.

Quarta-Feira, 03/08 > Visita aos setores da universidade.
                                            > Assembleia no HUAP 10:00h
                                            > Ato Unificado com os Bombeiros na ALERJ às 14:00h (Aniversário da luta dos Bombeiros)

Sexta-Feira, sábado e domingo, 05,06 e 07/08 > Conferência Mundial de Saúde às 9:00h

DAP divulga um memorando sobre como obter o ressarcimento do plano de saúde

Recentemente o DAP divulgou um memorando no site da UFF comunicando sobre, segundo o setor, mudanças necessárias na rotina do ressarcimento do plano de saúde para melhor adequação com a legislação vigente.

Para acessar o documento clique aqui.

Informamos que o DAP está funcionando em regime de rodízio, devido a adesão à greve neste setor. O DAP continua com a prestação de serviços normalmente, porém com lentidão pelo pouco contingente que se encontra trabalhando.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Batata da Dilma é assada no HUAP

Hoje pela manhã houve outra manifestação contra a política governista de sucateamento do serviço público, privatização da saúde e arrocho salarial. Estavam presentes no ato em frente à entrada principal do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) os já famosos bonecos da "Dilmá" e "Pinóquio" Salles, forma de protesto bem humorada dos servidores que lutam pela seus direitos e dignidade. Foi distribuída uma carta à população, que também foi convocada a participar de um abaixo-assinado e a manifestar sua indignação no microfone. Duas pessoas da comunidade que passavam na hora do ato quiseram dar seu parecer quanto à ameaça de privatização do HUAP. Foram bem enfáticos em suas posições: "...somos totalmente contra a privatização do Antonio Pedro!" Isso mostra que a população também está conosco por uma saúde gratuita e de qualidade.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Via Orla e Via 100 não passarão!

Foto: Zulmair Rocha
Todos já conhecem os artifícios administrativos que a Reitoria utiliza para fazer prevalecer os seus interesses dentro do CUV. Um deles é o esvaziamento dos Conselhos Universitários para que os assuntos de interesse dos trabalhadores e da comunidade acadêmica em geral não sejam votados. Dessa forma postergam decisões que são urgentes. Hoje aconteceu exatamente isto. Questões importantes precisavam ser debatidas e votadas. Por exemplo, seria colocado em questão o fato de a reitoria ter entrado na justiça com o pedido de um interdito proibitório contra as atividades de greve a despeito da decisão do CUV em apoiar a greve. Outra questão chave que deveria ser discutida é o projeto das vias Orla e 100 que ligam nada a lugar nenhum. Essas vias passariam por dentro do campus do Gragoatá. Como se não fosse suficiente, ainda vai desapropriar cerca de 100 famílias para sua construção.
Indignados com mais esse golpe, os presentes, dentre eles representantes do SINTUFF, ADUFF, DCE e moradores da rua Projetada (por onde as vias Orla e 100 passariam), decidiram marchar em direção à Reitoria em protesto.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A greve continua! Calendário de atividades 25/7 a 29/7

Foi realizada a reunião do CLG do SINTUFF hoje às 14h. As próximas atividades acertadas são as seguintes:

Segunda-Feira, 25/7 > Visita aos setores para conscientização e consolidação da greve

Terça-Feira, 26/7 > Assembleia de Greve. 14:30h. Bandejão do Gragoatá

Quarta-Feira, 27/7 > Conselho Universitário às 9:00h. local a divulgar
                                     > Vsita ao acampamento do SEPE. Concentração às 14h na sede do SINTUFF

Quinta-Feira, 28/7 > Arraiá da Greve às 8:00h em frente a entrada principal do HUAP

Sexta-Feira, 29/7 > Reunião do Comando Local de Greve às 14:00h na sede SINTUFF

Terça-Feira, 02/08 > Assembleia de Greve às 14:00h. Local a definir.

Quarta-Feira, 03/08 > Ato dos Bombeiros na ALERJ (Aniversário da luta dos bombeiros)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudantes do ENEP - Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia - apoiam a Greve

Moção de Apoio à Greve dos Servidores das Universidades

A Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia quer construir outra educação. Não a educação que se sustenta, por exemplo, na exploração e no sucateamento do trabalho dos servidores técnicos-administrativos. A luta travada através do movimento grevista da FASUBRA e dos servidores das Universidades Federais é, no nosso entendimento, uma luta a favor da educação emancipadora que queremos construir. Por isso, apoiamos empolgados esta greve. Empolgados porque a luta por transformação alegra e anima o peito dos que lutam.

São Paulo, 11 de Julho de 2011

Plenária Final do 24º ENEP - Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia

"Olha o aumento! É mentira!" Arraiais de greve se espalham pela UFF

Arraiá da Greve Continua no Valonguinho
Aproveitando o período do ano em que tradicionalmente se comemoram as festas juninas e julinas, os servidores grevistas decidiram promover o "Arraiá da Greve Continua". Na terça, 19/7, o ato foi na reitoria onde os servidores dançaram quadrilha, distribuíram pratos típicos, fizeram brincadeiras, assaram batatas em uma churrasqueira que simbolizavam a "batata da Dilma" assando.
Arraiá da Greve Continua na Reitoria
Hoje pela manhã o mesmo ato foi realizado no Valonguinho. O intuito dessas manifestações é de modo irreverente protestar contra toda essa situação de descaso com o serviço público e divulgar dentro da UFF que, apesar das tentativas da bancada governista da FASUBRA para derrubar a greve, ela continua mais forte do que nunca!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Moção de Repúdio

A reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) obteve, em 19 de julho de 2011, uma liminar contra o SINTUFF. A medida obrigava o sindicato a divulgar, através de cartazes e de seu blog, uma decisão judicial que coíbe atividades de mobilização e convencimento da greve dos servidores. Após ser notificado, o SINTUFF teve o prazo de apenas duas horas para cumprir a decisão, sob a pena de pagar R$ 10.000 (dez mil reais) de multa, mais R$ 1.000 por hora consecutiva em caso de descumprimento.
Esta atitude da reitoria contradiz a decisão do Conselho Universitário da UFF, do dia 29/06/2011, que aprovou apoio e solidariedade à greve. Essa prática é comum a governos autoritários e reacionários, que procuram criminalizar as lutas legítimas e justas da classe trabalhadora. Exemplos desta prática não faltam. Em 1995, Fernando Henrique Cardoso, através do STF, impôs multas gigantescas aos sindicatos petroleiros em greve, quebrando as finanças destas entidades. Recentemente, o governador Sergio Cabral ordenou a repressão brutal e prisão dos bombeiros em greve. A reitoria da UFF segue o mesmo caminho. Para cumprir as ordens do governo federal, ataca a democracia, a autonomia da universidade, os servidores técnico-administrativos e o sindicato que os representa (SINTUFF).
São as greves de docentes e servidores que, ao logo de décadas, tem defendido as universidades públicas, os concursos e impedido a aplicação de inúmeros projetos de privatização. Desta forma, vimos manifestar repúdio à reitoria da UFF por este ataque à luta dos servidores. Exigimos a retirada imediata desta liminar e que a reitoria respeite a decisão do Conselho Universitário em favor da greve da categoria.

Envie mensagem para:
Gabinete do Reitor Roberto de Souza Salles
reitor@uff.br e gabinete@gar.uff.br
com cópia para contato@sintuff.org.br e secretaria@sintuff.org.br

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 - 7º andar
Icaraí - Niterói - RJ - Brasil
CEP: 24220-900

Fax: 55 (21)2629-5207

terça-feira, 19 de julho de 2011

Categoria aprova continuidade da greve



O Sintuff realizou a assembleia semanal dos servidores no bandejão. Os representantes ao CNG do Sintuff informaram o resultado da reunião realizada em Brasília, que aprovou pela a continuidade da greve. A assembleia da categoria entendeu que é necessário manter esta orientação e votou por unanimidade fortalecer esta luta na UFF.
Interdito fixado no bandejão
Pouco antes de terminar a assembleia, Sindicato recebeu um Interdito proibitório. Neste documento o juiz da 3º Vara de Niterói determina que o sindicato deverá fixa-lo em locais da reitoria e restaurante universitário no prazo de duas horas sob pena de multa no valor de $10.000 em caso de descumprimento. Também proíbe a realização de atividades que impeçam o ingresso dos servidores aos diferentes locais da universidade. Trata-se de uma medida ofensiva contra a greve dos trabalhadores, que contradiz a decisão do Conselho Universitário de apoio e solidariedade à greve.
O Departamento Jurídico do Sintuff está respondendo judicialmente e o sindicato está obedecendo ao determinado pelo juiz.
 Entretanto como a greve é um instrumento legal e legítimo dos trabalhadores, o Sintuff orienta à categoria que continue nossa luta cumprindo o calendário votado em assembleia.

Interdito fixado na reitoria

Cumprimento de decisão judicial (liminar)



Clique nas imagens acima para ler o conteúdo da decisão judicial.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Assembleia do CLG reafirma calendário de lutas nacionais

Depois da decisão no CNG Fasubra em continuar com a greve, o CLG SINTUFF se reuniu hoje (15/7) para discutir as próximas atividades nessa nova fase da greve. A assembleia ocorreu em frente ao guichê de vendas de tickets do bandejão. Pela manhã no mesmo local houve uma atividade de greve mais uma vez.
Deu-se início a reunião por volta das 10 horas da manhã. Foi reafirmada a importância de radicalizar cada vez mais o movimento para que os avanços aconteçam. O calendário de greve indicado pelo CNG foi aprovado e ratificado pela assembleia reunida.
Ficou decidido realizar na próxima segunda 18/7 visita aos setores para conscientização dos funcionários acerca da continuidade da greve e para convocá-los para as atividades do dia seguinte. Na terça dia 19/7 haverá atividade na Reitoria às 7:00 horas. Depois às 14:30 será realizada a primeira assembleia de greve dessa nova fase.

Calendário Local de Greve:
- 18/7 - VISITA AOS SETORES
- 19/7 -  7:00 H - ATIVIDADE NA REITORIA
14:30 - ASSEMBLEIA DE GREVE

#fasubracontinuaemgreve - Como e porque participar do twittaço

Nesse post explicaremos da forma mais clara possível o que é um twittaço, como participar e qual a importância desse ato.
Basicamente twittaço é um nome dado aos protestos feitos dentro do twitter usando um marcador de assunto chamado "hashtag". As hashtags podem ser qualquer palavra (ou frase sem espaços, como é o nosso caso) que seja antecedida pelo símbolo "#" (jogo da velha). Há uma classificação de popularidade de assuntos na rede do twitter que é feita a partir de quantas vezes uma hashtag ou palavra se repete. Essa lista de classificação é chamada de TT (Trending Topics ou Tópico de Tendências, em português). Existe o TTBR, que diz respeito ao assuntos mais comentados no Brasil e o TTWorld que é a nível mundial.
Nossa intenção com o twittaço #fasubracontinuaemgreve é fazer com que essa hashtag seja divulgada dentro do twitter de tal forma que entre para os TTBR, o que dará uma grande visibilidade à nossa luta. Nos mesmos tweets em que a hashtag do nosso twittaço aparecerá, divulgaremos também as atividades do calendário proposto pela CNG, a começar pelo ato nas reitorias no dia 21 (dia seguinte ao twittaço).
Para participar do ato, basta escrever tweets que contenham a hashtag do movimento (#fasubracontinuaemgreve) ou retuitar (retweet) alguém que tenha escrito essa hashtag. Todos podem divulgar a hashtag a vontade, mas é importante que haja uma grande divulgação no dia e horário combinados, para fazermos online como fazemos nas ruas.

Como usar o twitter
Pois bem, explicado tudo isso, se você não sabe nem o que é twitter mas quer participar do movimento, aqui vai um breve tutorial (explicação passo a passo) para você participar da luta online!
Twitter é uma rede social online onde as pessoas escrevem frases curtas de no máximo 140 caracteres (letras, número, símbolos) fazendo comentários acerca de vários assuntos em diversos âmbitos: social, pessoal, mundial, etc. Para usar essa ferramenta basta acessar o site do twitter (clique aqui para acessar) e se inscrever para ter um nome de usuário e uma senha. O twitter conecta as pessoas através de um sistema de seguidores, ou seja, você segue pessoas e é seguido por elas. Por exemplo, você fez hoje sua conta do twitter e quer estar por dentro de tudo que acontece no SINTUFF. O que você precisa fazer é seguir o @sintuff (o nome dos usuários é sempre precedido de uma "@" para fazer menção a um usuário e também para responder), e tudo que o SINTUFF escrever no twitter (ou twittar) vai aparecer na sua timeline (lista de tweets das pessoas que você segue, que mostra também os seus prórprios tweets). Da mesma forma é no sentido inverso, para que alguém veja seus tweets ela tem que estar te seguindo.
Bom, basicamente é isso.
Qualquer outra dúvida por favor postem nos comentários.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A vontade da base prevaleceu: A GREVE CONTINUA!

Mesmo com o levante das frentes governistas para tentar boicotar a greve, a base prevaleceu! A manutenção da greve foi aprovada na CNG Fasubra numa votação de 58 a favor, 2 contra e, pasmem, 33 abstenções.  Graças ao empenho de toda a categoria que rebateu a decisão infundada de suspensão da greve, nossa luta agora tomará novos rumos!
A deliberação da CNG foi: unificar e fortalecer  a greve. Ficou decidiu um calendário de atividades que comprrende organizar o retardamento das matrículas, atos nas reitorias e nos HU's. Também foi indicada a necessidade de procurar outros setores da educação como o SINASEFE, ANDES e DCE´s para organizar um ato em conjunto para a 1ª quinzena de agosto.
A união de todas as lutas fortalece a nossa greve, agora temos que avançar! Unirmos forças e movermos toda categoria nacionalmente é muito importante para obtermos conquistas. Sendo assim, o SINTUFF faz coro com a orientação da CNG que é "seguir a greve e intensificar as lutas pelos estados e em Brasília."


Calendário de GREVE:
- DIA 19: A PARTIR DAS 7:00H ARRAIAL DA GREVE NA REITORIA. ÀS 14HORAS ASSEMBLEIA DE GREVE NO GRAGOATÁ 
- DIA 20: TWITAÇO DAS 19:00H ÀS 20:00H COM A HASHTAG #fasubracontinuaemgreve
- DIA 28: ATIVIDADE NO HUAP

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Maioria das assembleias aprova continuidade da greve

Por entidade, conforme está sendo contabilizado pelo CNG

SINDICATO / UNIVERSIDADE DATA DA ASSEMBLEIA POSIÇÃO

NORTE

SINDTIFES – UFPA, UFOPA E UFRA 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTESAM - UFAM 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTEST/AC - AFAC 12/07/11 SUSPENDE
SINTUNIR - UNIR não está em greve não está em greve

NORDESTE

SINTESPB – UFPB, UFCG 12/07/11, manhã SUSPENDE
SINTUFCE - UFCE 12/07/11, tarde NÃO DELIBEROU ATÉ AS 18HS
ASSUFBA-SIND – UFBA, UFRB 08/07/11 SUSPENDE
SINTUFEPE/RUR - UFRPE 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFEPE/FED - UFPE 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTEST/RN – UFRN, UFERSA 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFS - UFS 12/07/11 SUSPENDE
SINTEMA - UFMA 07/07/11 SUSPENDE
SINTUFAL - UFAL 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFPI - UFPI 11/07/11 SUSPENDE

CENTRO-OESTE

SINTUF/MT - UFMT 11/07/11 SUSPENDE
SISTA/MS – UFMS, UFGD 12/07/11 SUSPENDE
SINTFUB - UnB 12/07/11, manhã NÃO SUSPENDE
SINTIFES/GO - UFG 07/07/11 SUSPENDE

SUDESTE

SINTUFF - UFF 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINTUFRJ - UFRJ 12/07/11, manhã NÃO SUSPENDE
SINTUR-RJ - UFRRJ 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUNIRIO - UNIRIO 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUNIFESP - UNIFESP 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINTUFSCAR - UFSCAR 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFES - UFES 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSEFEI – UNIFEI 12/07/11 SUSPENDE
SINDIFES – UFMG, UFVJM, CEFET/MG 12/07/11, manhã SUSPENDE
SINDUFLA - UFLA 07/07/11 SUSPENDE
ASAV/SIND - UFV 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
ASSUFOP/SIND - UFOP 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTET-UFU - UFU 12/07/11, tarde SUSPENDE
SINTUFEJUF - UFJF 12/07/11 SUSPENDE
SINTEFOA - ALFENAS não está em greve não está em greve
SINTE-MED - UFTM 08/07/11 NÃO SUSPENDE
SINDS - UFSJ 12/07/11, tarde SUSPENDE

SUL


SINTUFSC - UFSC 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINDITEST – UFPR, UTFPR 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUFPEL - UFPEL 08/07/11 SUSPENDE
APTAFURG - FURG 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUFRGS – UFRGS, UFCSPA 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINDIPAMPA - UNIPAMPA ? SUSPENDE
ASSUFSM - UFSM 12/07/11 SUSPENDE

Pela continuidade: 21
Pela suspensão: 18
Não se manifestaram a tempo: 1

TOTAL: 40

Por IFES os totais são:

Pela continuidade: 26
Pela suspensão: 22
Não se manifestaram a tempo: 1

TOTAL: 49

terça-feira, 12 de julho de 2011

Assembleia lotada aprova manutenção da greve

Uma grande assembleia se reuniu hoje para discutir uma importante questão: Continuar a greve ou não. Após o golpe dado pelos delegados governistas na Fasubra, que votaram contra a definição das bases ao redor do país,os trabalhadores da UFF responderam a esse absurdo votando mais uma vez pela greve. É notório que a greve é o único instrumento da classe trabalhadora que realmente surte efeito sobre o governo. Para lutarmos contra essa política de desvalorização do servidor público e arrocho salarial, temos que construir uma luta forte e coesa.
O SINTUFF aprovou a continuidade da greve. Agora resta saber o que será definido nas outras bases. Na UFRJ e na UnB tivemos exemplos formidáveis de companheiros que mais uma vez desmontaram o esquema de suas direções governistas e aprovaram a manutenção da greve. Amanhã será votada a manutenção ou não no Comando Nacional de Greve da Fasubra. Manteremos toda categoria informada.

Plenária de aposentados discute importância da greve

Os aposentados do SINTUFF realizaram hoje de manhã (12/07) uma plenária para discutir a importância de sua participação nas atividades da greve dos funcionários das universidades. Houve consenso nas intervenções em relação à política do governo Dilma, que prepara uma nova reforma da Previdência que tende a prejudicar ainda mais os trabalhadores.
Os aposentados demostraram convicção na continuidade da greve e denunciaram as manobras dos setores governistas que suspenderam a greve desconhecendo suas bases.
E somam forças nas atividades da greve. 

No DOA a greve continua. Reitoria encomenda alimentos apesar da paralisação.

O Comando de greve do Sintuff em mais um dia de greve se mobilizou por diferentes setores da universidade. Apesar dos comentários infundados no Portal da UFF (clique aqui para ver a nota), dando entender que a greve dos funcionários seria responsável pelo estrago de alimento no DOA, os funcionários continuam em greve. O Portal deveria também apresentar o esclarecimento publicado no O Fluminense (clique aqui para ver a matéria) de hoje, que explicita que o coordenador do Sintuff Pedro Rosa procurou na semana passada o Proaes para propor um acordo de redução de produção do restaurante universitário para 1000 refeições diárias neste período de greve, para alimentar o Coluni e a creche. A Prorreitoria se negou ao acordo, portanto se existe um responsável pelo prejuízo não é o Sintuff nem a greve. A Reitoria está fazendo funcionar o DOA obrigando os servidores terceirizados a trabalhar dobrado. Os funcionários continuam exercendo seu direito de reivindicar aumento salarial. A assembleia que se realizará hoje definirá os novos encaminhamentos desta luta.

TODOS À ASSEMBLEIA! TODOS À VITÓRIA!

Sintuff participa do Seminário em Defesa do Serviço Público

O Comando de greve do Sintuff participou ontem, dia 11 de julho do Seminário em Defesa do Serviço Público organizado pelo SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) com a presença dos Deputados Federais Andreia Zito (PSDB-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Felipe Bornier (PHS-RJ). Na ocasião foram debatidos os diferentes Projetos de lei que atingem ao desenvolvimento das atividades dos funcionários públicos a exemplo dos PL ´s 1992/2007, PLP 549/2009, PEC 55/2006, PEC 210/2007, PEC 270/2008. Participaram quarenta entidades sindicais representando vários estados do país.  O Deputado Chico Alencar ressaltou a importância da luta dos movimentos como via de pressão permanente para conseguir encaminhar os projetos de lei que beneficiam os trabalhadores.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Governistas na Fasubra apontam suspensão da greve nas universidades apesar do governo não apresentar nenhuma proposta

No dia 6/7, em Brasília, o Comando Nacional de Greve da Fasubra se reuniu para avaliar o documento do governo para os servidores das universidades. O documento exige a "SUSPENSÃO DA GREVE PARA QUE VOLTEMOS A NEGOCIAR." O governo não menciona sua proposta sobre nenhum ponto das reivindicações. Para qualquer servidor sindicalista sério, honesto, eleito por sua categoria para defender o direito de todos diria: o governo está de piada conosco, pois em março a greve não foi deflagrada exatamente porque a maioria na plenária deu um voto de “confiança” ao governo, onde o mesmo pediu que não houvesse  greve, comprometendo-se a apresentar propostas às nossas demandas. Desta promessa surgiram quatro reuniões e nenhuma resposta. Pior ainda, o governo votou a MP 520/10 que supostamente iria ser debatida na mesa. Isto obrigou os servidores em assembleias do país inteiro a deflagrar a greve. E agora aparecem com uma proposta indecente.
52 membros do Comando Nacional de Greve, que pertencem a Tribo/CSD/CUT e a CTB, aprovaram na reunião a proposta de orientar a suspensão da greve e dar mais um voto de “confiança”. Os outros 47 membros do comando presentes votaram contra essa resolução. Esta posição vergonhosa será avaliada pelas assembleias.



As assembleias devem reafirmar a greve para derrotar o golpe da Tribo/CSD/CUT e CTB e substituir os que votaram contra a greve em Brasília.
Qual assembleia autorizou qualquer membro do Comando Nacional a suspender a greve? Nem politicamente e nem juridicamente uma diretoria ou comando de greve podem definir isso, somente uma assembleia. Por tudo isso, as assembleias têm que urgentemente reafirmar a greve; substituir todos os membros do comando que votaram a revelia de sua assembleia; eleger novos membros coerentes com as posições da categoria. O correto é punir o sindicalizado que vota contra as decisões de sua assembleia.



FHC - Lula - Dilma - Todos fazem chantagem dizendo que só negociam fora da greve
Enquanto Dilma cede à chantagem do PMDB, do agronegócio, dos ruralistas, dos empresários, dos banqueiros e do Congresso Nacional, não apresenta nenhuma proposta para nós servidores. Nossas assembleias precisam lembrar ao governo Dilma que essa chantagem de exigir que saiamos da greve para negociar já é antiga. Foi assim com FHC, com Lula e está sendo assim com Dilma. Esse é o papel que cumpre qualquer governo deste tipo. Lula teve oito anos de mandato e centenas de reuniões com a Fasubra. Em nenhuma reunião fora de greve foi atendida qualquer reivindicação. Tudo o que conseguimos foi com a greve. Então esta chantagem não cola.
Com todo este histórico da FASUBRA, o que explica que estes “iluminados” no comando nacional tenham se achado no direito de propor o fim da greve? São pessoas ligadas aos mesmos grupos políticos que em março impediram a greve, apesar da maioria das assembleias terem votado pela deflagração. São os militantes da CUT (PT) e CTB (PCdoB) que vivem dentro dos sindicatos para defender as políticas do governo federal. Buscam com isto defender os cargos que suas centrais têm no governo e os diversos cargos por indicação das reitorias. É a vergonhosa cumplicidade de sindicalistas governistas que viram as costas aos interesses de sua categoria; que passam por cima de suas assembleias; que têm deputados que votaram pela privatização dos hospitais.


Unificar as lutas para arrancar reajuste salarial! Seguir firme na greve
Há uma enorme onda de greves pelo país. São hospitais, operários da construção civil, professores da rede estadual. Até mesmo os bombeiros estão em um forte processo de lutas. Nossa greve nas universidades acontece no melhor momento, pois o governo está completamente em crise, envolvido dia após dia em escândalos de corrupção e quedas de ministros. Já está evidente que há verbas sobrando nos cofres públicos. Infelizmente preferem doar o dinheiro dos nossos impostos para megaempresários fundirem suas empresas, como no caso Pão de Açúcar, onde Abílio Diniz receberá do BNDES R$ 4 bilhões. Além disso, as licitações para as obras da Copa e Olimpíadas terão sigilo absoluto para assegurar o derrame da verba pública sem qualquer fiscalização.
As lutas estão arrancando conquistas. A greve da construção civil conquistou aumento salarial. Os metalúrgicos do Paraná obtiveram 20% reajuste e R$ 11 mil de PLR. Outras categorias tiveram proposta, não aceitaram por considerar insuficiente e continuam em greve. É o caso dos bombeiros do Rio de Janeiro, que conquistaram anistia e recusaram míseros  5,5% de reajuste. Os professores do Rio de Janeiro tiveram proposta de 9,2% e rejeitaram.
Nós das universidades não podemos aceitar sair da greve sem nenhuma proposta concreta. Todas as categorias que conseguiram reajuste salarial ou tiveram alguma proposta foi porque seguiram firmes na greve. A única forma de garantir nosso reajuste é derrotar o golpe da Tribo/CUT e CTB, e continuar a nossa greve, que só vem crescendo, se fortalecendo e neste caminho construir uma nova direção para a FASUBRA. Devemos organizar um grande ato nacional, chamando as demais entidades da educação federal, como ANDES e SINASEFE a unificarem conosco.
DIGA NÃO AO GOLPE DOS SINDICALISTAS QUE PREFEREM DEFENDER O GOVERNO CORRUPTO DO QUE SUA CATEGORIA.


TODOS ÀS ASSEMBLEIAS PARA DERROTAR PELA  BASE E NA FASUBRA OS QUE TRAEM A CATEGORIA

Músicos da OSN se solidarizam com a greve das Universidades

A Orquestra Sinfónica Nacional – UFF se apresentou no Teatro Municipal de Niterói na quarta feira 6 de julho  em comemoração aos  50 anos de sua fundação.
Representantes da Associação dos músicos da OSN fizeram questão de iniciar o concerto dando as boas vindas aos novos 25 músicos recentemente concursados e destacando o apoio à greve dos funcionários das universiades, categoria a qual pertencem. A Coordenadora do SIntuff, Lígia Regina,  leu uma manifesto expressando a grave situação salarial pela qual atravessam os funcionários. Denunciou também a política do governo de desmantelamento do funcionalismo público e solicitou apoio à comunidade ressaltando  a importância de manter a universidade pública e de qualidade.
Um grupo de representantes do Comando de greve da UFF esteve presente no teatro para prestigiar e aplaudir a qualidade e competência da orquestra. O SINTUFF agradece a digna atitude de solidariedade à greve  dos colegas músicos e continua à disposição para colaborar na luta por suas reivindicações.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ato unificado na Cinelândia aponta rumos da GREVE

Foto: Zulmair Rocha

 Apesar do frio e da fina chuva que caía no Centro do Rio de Janeiro nesta terça  5/7, os companheiros de várias universidades como a UFRRJ (Rural), UNIRIO, UFRJ e UFF com espírito de luta compareceram e marcaram presença neste ato reforçando o poder da greve. Estavam presentes diversos sindicatos, correntes políticas e entidades do movimento estudantil como o SINTUFF , DCE UFF, DCE UNIRIO e a Unidos Pra Lutar. Também estavam presentes vários estudantes do Colégio Pedro II que agitaram bastante o ato. Depois de algumas falas na praça da Cinelândia, o coletivo partiu em passeata rumo ao MEC. Ao som de palavras de ordem e ocupando as ruas com bandeiras e faixas, o movimento chegou até a frente do prédio do MEC onde centrais sindicais e alguns partidos políticos presentes deram sua participação. Dentre os que discursaram a coordenadora Lígia Antunes falou pela Unidos Pra Lutar e a companheira Rose Messias falou pelo PSOL. Esse ato foi uma grande vitória para toda classe e mostra que cada categoria está mobilizada para exigir do governo providências urgentes. Não ao congelamento salarial! Não ao reajuste miserável! Vamos às ruas! Vamos à vitória! 

Veja mais fotos desse ato no facebook do SINTUFF

terça-feira, 5 de julho de 2011

Orquestra se apresentará no Teatro Municipal de Niterói e defenderá greve dos servidores das universidades

A Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) entrou em um impasse. Depois um ano sem local de ensaio, devido à infindável reforma do cinema, os músicos passaram a ensaiar no Clube Português. Logo após conseguirem um espaço, a greve foi deflagrada.
Os músicos da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) realizaram assembleia e decidiram por aderir ao movimento grevista, ensaiar os compromissos já agendados e promover uma apresentação em espaço aberto para defender da GREVE. Para o músico e coordenador do SINTUFF Luiz Augusto Pereira, o Lulu, é fundamental o compromisso com esta luta, que também é dos integrantes da orquestra. A OSN se apresenta no Teatro Municipal de Niterói no dia 6/7, 12h30 e, na oportunidade, fará a exposição das razões da GREVE. O ingresso custará R$10,00 (R$ 5,00 para os 300 primeiros que chegarem). O teatro fica na Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói, em frente à entrada principal do Plaza Shopping.