sexta-feira, 30 de junho de 2017

Sindicatos, movimentos políticos, sociais e estudantis tomaram as ruas de Niterói em dia de greve geral.

Fotos: Zulmair Rocha
Na madrugada de hoje, 30/6, o SINTUFF junto a diversas entidades que compõem o Fórum de Lutas de Niterói estiveram nos portões das barcas iniciando as atividades da greve geral. Os trabalhadores, ativistas e militantes de diferentes organizações fizeram panfletagens  e dialogaram com a população.
Por volta das 7h, com forte presença de sindicatos, estudantes e movimentos sociais, começou um ato público. Representantes da ANDES, ADUFF, SINDISPREV e SEPE Niterói, Sindicato dos Bancários de Niterói, CSP-CONLUTAS, Combate, DCE-UFF, SINTESNIT, SINDSCOPE, Sindicato dos Marítimos, STIPDAENIT, SOS Emprego, engrossaram a atividade. Estiveram presentes também representantes do MST e do MTST, dos partidos PCB, PSTU, PSOL e das organizações políticas Frente de Esquerda, NOS, MAIS, MRT. Os coletivos estudantis RUA, Vamos à Luta, Correnteza e UJC agitaram o ato.
Os representantes das entidades e organizações políticas presentes denunciaram o governo Temer, as reformas e destacaram a necessidade de manter a unidade nas ruas até a queda do governos e de seus ataques à classe trabalhadora e ao povo pobre.
O centro de Niterói apresentava pouco movimento, indicando que grande parte dos trabalhadores aderiu à greve.
Os prédios da  Universidade Federal Fluminense estavam vazios mostrando forte a adesão das categorias. Os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Universitário Antonio Pedro também aderiram à greve. O hospital funcionou somente com o atendimento essencial.
O ato tomou as ruas e caminhou pelas ruas do centro da cidade contando com o apoio da população. A marcha concluiu em frente à Câmara de Vereadores. No final da tarde, todos seguiram para manifestação unificada no Rio de Janeiro, que começou na Candelária e percorreu a Presidente Vargas.






Nenhum comentário: