sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Confusão no CONSUNI da UNIRIO e EBSERH barrada

Fotos: Jesiel Araujo
Aconteceu hoje, 11/12, o Conselho Universitário (CONSUNI) da UNIRIO no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) com pauta única: EBSERH. A plenária estava dividida com alunos e professores que eram contra e a favor da implantação da Empresa. Durante as discussões os ânimos se alteraram e um dos manifestantes pró-EBSERH agarrou o coordenador Pedro Rosa num mata-leão (golpe conhecido como "gravata").
Nesse momento o reitor, Jutuca, encerrou a reunião e foi com alguns conselheiros para a sala de direção do HUGG. Uma desconfiança de que a EBSERH fosse votada a portas fechadas tomou os presentes. Todos se dirigiram para a frente do prédio onde fica o cômodo onde Jutuca e aluns conselheiros estavam. A polícia militar foi chamada e estava mediando a subida de alguns conselheiros que eram contra a EBSERH que reivindicavam participar seja lá de que reunião estivesse acontecendo.
Depois de muito negociar, três conselheiros conseguiram subir e trouxeram informes da reunião. Jutuca disse que nada seria votado e que não estava havendo reunião do CONSUNI mas que eles foram pra onde estavam por se sentirem ameaçados. Disse ainda que chamará novo Conselho para março a fim de discutir EBSERH.
Graças a firme resistência e luta dos companheiros a EBSERH mais uma vez foi barrada na UNIRIO. Porém é necessário manter a atenção para qualquer investida por parte da administração. O SINTUFF esteve e sempre estará ao lado de todos os sindicatos do estado do Rio para combater a EBSERH em quantos Conselhos Universitários forem necessários.

Dia 16/12, 9h, no auditório da Geociências, temos que ocupar o Conselho Universitário da UFF para barrar a EBSERH na nossa casa também. Compareça!

Nenhum comentário: