quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Reitor se esquiva do assunto EBSERH no CUV

Foto:Barbara Hauret
O SINTUFF, que vem travando uma luta há anos contra a privatização do HUAP, esteve presente no último CUV do ano realizado no dia de ontem (16/12) no auditório da Geociências.
Mais uma vez o sindicato trouxe para o pinga-fogo a questão da EBSERH. O coordenador e conselheiro, Pedro Rosa, denunciou mais uma vez o caráter privatista dessa empresa e destacou os terríveis e inúmeros depoimentos de servidores que estão trabalhando há mais de dois anos em hospitais geridos pela Empresa. Também lembrou o caso de mais um atraso no pagamento de terceirizados da segurança na UFF, que estavam paralisados no dia.
Mais uma vez, Sydnei não falou nada sobre a EBSERH, mesmo depois de ter soltado uma nota impressa no hospital falando sobre as "benesses" da Empresa. Quanto ao atraso no salário dos terceirizados, o reitor foi evasivo dizendo que não há repasse do MEC. Mas e o dinheiro desviado das obras da UFF que o TCU apontou?
Estudantes de psicologia do campus de Rio das Ostras e discentes de curso e hotelaria compareceram para trazer suas denúncias sobre a falta de condições pra se ter aulas especialmente pela falta de laboratórios, no caso da hotelaria. A solução apontada pelo reitor é entrar em uma parceria com a iniciativa privada para trazer um hotel flutuante para atracar na costa do Gragoatá. Quanto a denúncia de Rio das Ostras, o professor Alberto di Sabbato disse que há uma visita do comitê gestor marcada para visitar o campus.

Eleição da Del. de Base da Praia Vermelha

Atenção para o calendário do processo eleitoral


Inscrição de chapas  

Data: 21/12/2015 até 04/01/2016
Horário: De 10h até 18h
Local: Instituto de Física - 4º andar - sala 412
Documentos necessários: Identidade, CPF e último contracheque. Requerimento próprio, assinado por todos e um representante de chapa.
Homologação das chapas: 18h do dia 04/01/2016
Prazo para recurso: 05/01/2016

Votação

Período: 26 e 27 de janeiro, das 10h até 18h.
A apuração será feita após o término da votação.

Comissão Eleitoral

Iara Rohan
Maria Thereza da Silveira
Ana Maria de Andrade

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Governo Dilma não pagará os benefícios de janeiro do acordo de greve

Mais um golpe do governo contra os trabalhadores. O que foi informado na plenária da FASUBRA se confirma com a prévia e os dados no departamento de pessoal da UFF, os benefícios acordados não serão pagos em janeiro.
O sindicato entrou em contato com setor de pagamento do DAP - UFF e foi confirmado que não consta ordem de pagamento, e que, se esse benefício fosse pago no inicio do mês, já deveria constar no sistema.
Segundo a coordenadora da FASUBRA, Leia Oliveira, que deu este informe na plenária, o motivo dessa situação é que o orçamento ainda não foi votado. Apenas a coordenadora Ligia Martins questionou argumentando que isso configurava era quebra de acordo. Porém os dirigentes buscaram justificar tomando as "dores" de um governo corrupto e falido. Ligia retrucou dizendo "Pra pagar bancos, não esperaram a votação do orçamento".Nossa posição é e sempre será ao lado do trabalhador. Não vamos ser compreensivos com um governo que pouco se importa com a nossa classe. Vamos continuar cobrando que se pague o foi acordado.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Confusão no CONSUNI da UNIRIO e EBSERH barrada

Fotos: Jesiel Araujo
Aconteceu hoje, 11/12, o Conselho Universitário (CONSUNI) da UNIRIO no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) com pauta única: EBSERH. A plenária estava dividida com alunos e professores que eram contra e a favor da implantação da Empresa. Durante as discussões os ânimos se alteraram e um dos manifestantes pró-EBSERH agarrou o coordenador Pedro Rosa num mata-leão (golpe conhecido como "gravata").
Nesse momento o reitor, Jutuca, encerrou a reunião e foi com alguns conselheiros para a sala de direção do HUGG. Uma desconfiança de que a EBSERH fosse votada a portas fechadas tomou os presentes. Todos se dirigiram para a frente do prédio onde fica o cômodo onde Jutuca e aluns conselheiros estavam. A polícia militar foi chamada e estava mediando a subida de alguns conselheiros que eram contra a EBSERH que reivindicavam participar seja lá de que reunião estivesse acontecendo.
Depois de muito negociar, três conselheiros conseguiram subir e trouxeram informes da reunião. Jutuca disse que nada seria votado e que não estava havendo reunião do CONSUNI mas que eles foram pra onde estavam por se sentirem ameaçados. Disse ainda que chamará novo Conselho para março a fim de discutir EBSERH.
Graças a firme resistência e luta dos companheiros a EBSERH mais uma vez foi barrada na UNIRIO. Porém é necessário manter a atenção para qualquer investida por parte da administração. O SINTUFF esteve e sempre estará ao lado de todos os sindicatos do estado do Rio para combater a EBSERH em quantos Conselhos Universitários forem necessários.

Dia 16/12, 9h, no auditório da Geociências, temos que ocupar o Conselho Universitário da UFF para barrar a EBSERH na nossa casa também. Compareça!

Todos ao Conselho Universitário da UFF!


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Veja a pauta do interior e as respostas da adminsitração

O SINTUFF está disponibilizando para a base o scan dos documentos da pauta do interior e a reposta da administração referentes a última reunião entre os representantes dos campi fora de sede e o pró-reitor da PROGEPE, Tulio Franco.

Para acessar a pauta clique aqui
Para acessar a resposta clique aqui

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Aos usuários da UNIMED

A coordenação executiva do SINTUFF, comunica aos usuários da UNIMED, em convênio com o sindicato, que a referida empresa apresentou a seguinte proposta de reajuste da mensalidade:

- 13,55% foi a primeira proposta da UNIMED, usando como base o índice da Agência Nacional de Saúde. 

- O SINTUFF, considerando o baixo reajuste salarial da categoria e o índice de sinistralidade apresentado pela própria empresa, apresentou uma contra-proposta de 7,5%.

Diante destas duas propostas, dia 01 de dezembro, houve reunião entre o SINTUFF e a UNIMED, na qual a empresa apresentou novo índice, agora de 10,09%, tendo como base o IGPM.

A direção do SINTUFF consulta a categoria em caráter de urgência para autorização do reajuste de 10,9% a ser aplicado imediatamente.

Aguardamos respostas via e-mail (convêncio@sintuff.org.br) até 12h de quinta-feira, 03 de dezembro de 2015.


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Assembleia da categoria aprova contas do sindicato

Foto: Jesiel Araujo
Ontem, 30/11, a categoria reunida em assembleia, aprovou por maioria de votos as contas do sindicato do período de julho de 2014 a setembro de 2015. O conselho fiscal e a coordenação de finanças deram um informe da prestação de contas e foram esclarecidas dúvidas e perguntas da base. A coordenação do SINTUFF interveio destacando que o sindicato conta com superávit, que lhe permitiu não descontar dos filados o valor de 1% durante a greve, como se faz no resto dos sindicatos da FASUBRA e que está contemplado no Estatuto da categoria. O Conselho fiscal lamentou que a conselheira escolhida pela oposição para fazer parte desse organismo tenha escolhido não comparecer a nenhuma reunião e entrar na justiça e no Ministério Público do Trabalho com um processo contra o sindicato, alegando irregularidades. Mas a lisura das contas de nosso sindicato são tão evidentes que até a justiça burguesa reconheceu a competência financeira do sindicato e o MPT decidiu inicialmente pelo arquivamento do processo.
Posteriormente se discutiu a situação da conjuntura e se colocou a importância de participar do Seminário dos HU´s para discutir a luta contra a EBSERH, assim como a participação da plenária da FASUBRA, que acontecerão entre os dias 9 e 13/12. Foi votada uma delegação para o seminário e se apresentaram três chapas para a participação na plenária. 
Finalmente se discutiu a eleição de representantes para o CUV e para a CIS, ressaltando a necessidade que os técnicos administrativos mantenham representação nestes espaços. Foi escolhida uma comissão eleitoral para estes processos composta por membros dos diferentes setores sindicais que formam parte da categoria. Este processos se realizarão no mês do fevereiro. 

Veja os balancetes de prestação de contas na íntegra clicando aqui e o relatório completo do MPT clicando aqui