segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Saúde mental vai às ruas de Niterói!

No último dia 27 os trabalhadores da saúde mental de Niterói fizeram um ato por melhorias nas condições de trabalho e por medicações para os pacientes. Estavam compondo o ato psicólogos, médicos, assistentes sociais, voluntários e pacientes. A passeata foi da estação de barcas Arariboia até a porta da prefeitura passando pela rua da conceição.
O SINTUFF disponibilizou seu carro de som para ajudar na organização do ato. Diversos cartazes podiam ser lidos cobrando posição da ouvidoria e da prefeitura quanto a falta de remédios para os pacientes e condições decentes de trabalho. Palavras de ordem e canções de protesto escritas por pacientes eram cantadas por toda passeata. Outra reivindicação era a regularização de trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que recebem por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) não estando dentro de nenhum regime de contratação, sequer há um contrato em muitos casos. A garantia do Passe Livre para os pacientes poderem ir se tratar nos CAPS também foi outra bandeira levantada nesse protesto.
Estiveram presentes apoiando o ato os vereadores Henrique Vieira (PSOL/Niterói) e Leonardo Giordano (PT/Niterói) bem como o recém eleito deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/Niterói).
Mesmo com a chuva que caiu no início e no final do ato, os lutadores não arredaram pé e foram até o final do ato que mandou seu recado para a prefeitura e para toda cidade. O SINTUFF se solidariza e apoia esta luta sempre.


Nenhum comentário: