quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estudantes de medicina se posicionam contra a EBSERH no CUV

Fotos: Jesiel Araujo
A reunião regular do Conselho Universitário desta quarta-feira (29/5) não teve quórum regimental para ser realizada. Porém, os estudantes de medicina se fizeram presentes no plenário mostrando sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O estudante de medicina, Ighor Rezende, leu uma carta construída pelos estudantes do seu curso em repúdio a EBSERH e falando da situação de ameaça ao ensino que essa medida representa. Fez menção ao famigerado hospital de Santa Catarina e a forma como lá os estudantes de medicina são prejudicados pelo regime de funcionamento da unidade de ensino e saúde. Antes do início da sessão o SINTUFF reproduziu uma edição do vídeo da audiência no MPF do rio sobre a EBSERH (disponível na íntegra no canal do SINTUFF). O estudante também mencionou esse vídeo convidando os presentes a assistir o material que lhe foi de grande enriquecimento.
Pedro Rosa e Lígia em suas falas corroboraram a luta do SINTUFF contra a EBSERH apoiando os estudantes e chamando a unidade para barrar a empresa. Ressaltaram que mesmo com o esvaziamento proposital do CUV, a presença dos estudantes de medicina no conselho é um recado político ao reitor de que a universidade não está alheia aos intentos privatistas do governo.
A presidente da ADUFF, Eblin Farage, esteve presente dando seu total apoio e reforçando a posição do ANDES de total repúdio à EBSERH.
Mesmo em época de eleição, o movimento para impedir a implantação da cruel empresa não para e o sindicato segue na vanguarda desta justa luta.


Carta dos estudantes de medicina ao Conselho universitário




Nenhum comentário: