quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SINTUFF consegue compromisso do reitor sobre a qualificação


O SINTUFF participou de audiência com a reitoria no dia 1º. O vice-reitor Sidney Mello representou o reitor Roberto Salles na reunião. O sindicato apresentou novamente uma pauta prioritária de reivindicações. Entre as demandas principais: a regularização do pagamento de adicional de insalubridade e a qualificação dos servidores.
Após um ano pressionando, o sindicato conseguiu o compromisso do reitor de disponibilizar as vagas ociosas da graduação para servidores das universidades. O vice-reitor anunciou que seria lançado um novo edital para o processo seletivo destinado às vagas ociosas que serão ocupadas pelos servidores já na semana seguinte à reunião. O Jornal SINTUFF averiguou mas não encontrou o Edital nos sites da UFF, COSEAC e PROGRAD. O sindicato segue observando e espera para os próximos dias a divulgação do Edital.
É uma vitória importante para a categoria, visto que deve ser a primeira medida deste tipo a ser encaminhada em todo o país. Sidney Mello explicou, também, que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) está trabalhando em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo para a realização de um curso de Administração Pública – presencial em Niterói e à distância em Volta Redonda –, que terá 90% das vagas destinadas aos servidores técnicos. Mas não estabeleceu prazos e quantidade de vagas. Segundo a reitoria, será divulgado ainda um percentual de vagas de mestrado disponíveis para servidores.
Uma expressiva parcela da categoria, especialmente dos recém-concursados, já concluíram a graduação, o que torna urgente a necessidade da universidade avançar em programas de pós-graduação. A unidade de Bom Jesus, atualmente IFET, possui menos de 100 funcionários e já disponibilizou 30 vagas de mestrado aos servidores, em parceria com a Universidade Rural (UFFRJ). Este exemplo demonstra que com empenho e agilidade por parte da administração da instituição é possível avançar nesta demanda. Esta reivindicação continuará sendo uma prioridade e o sindicato zelará para que os compromissos sejam cumpridos.

Nenhum comentário: