quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro dos HUs aprova Dia Nacional de Luta contra a EBSERH


O Encontro Nacional de Hospitais Universitários, realizado nos dias 10 e 11 em Brasília, contou com participação de mais de 100 representantes dos diferentes HUs do país. O SINTUFF participou com dezoito delegados, a maior delegação do encontro.
Na mesa-redonda “EBSERH: modelo de privatização da saúde”, a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira, alertou para a não existência de mecanismos legais que determinem a submissão da EBSERH às necessidades da universidade e da população.
O conjunto dos participantes manifestou preocupação com o avanço e pretensão do governo de privatizar a saúde pública. A compreensão geral dos participantes foi que a organização de ações unificadas para pressionar os conselhos universitários continua sendo fundamental para evitar a aprovação nas universidades federais. Na UFF, em dezembro de 2011, o Conselho Universitário (CUV) aprovou repúdio à EBSERH. Foram debatidas nos grupos diversas propostas de lutas encaminhas à direção da FASUBRA. Foi definido que o dia 5/12 será Dia Nacional de Luta contra a EBSERH e a Privatização da Saúde.
O SINTUFF se compromete a manter a construção da unidade e mobilização necessárias para derrotar esta medida.  Logo que a FASUBRA ratifique a resolução do Encontro, o sindicato fará uma publicação especial.

Nenhum comentário: