sexta-feira, 29 de junho de 2012

Grevistas das universidades e escolas federais protestam em frente à sede do Banco Central

Professores, estudantes e técnico-administrativos das universidades e escolas federais realizaram uma manifestação no Centro do Rio de Janeiro. A passeata seguiu da Candelária até o prédio do Banco Central. O ato aconteceu em em diversas cidades espalhadas pelo país.
Foto: Samuel Tosta

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Servidores do HUAP em greve distribuem carta aberta aos usuários

Os servidores dos Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) em greve distribuíram na manha desta última terça uma carta aberta aos usuários da unidade hospitalar e à população. Os trabalhadores tem comparecido em bom número às reuniões, assembleias de greve e organizado escalas para garantir os serviços essenciais. Um documento firmado entre o SINTUFF e o diretor do HUAP Tarcísio Rivello determinou quais são estes serviços hospitalares considerados essenciais.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ato unificado dia 28 no Banco Central

FASUBRA, ANDES e SINASEFE estão organizando um ato unificado simultâneo em frente às sedes do Banco Central nesta quinta, (28). No Rio de Janeiro, a concentração será às 14 horas na Candelária. O SINTUFF estará se concentrando às 13 horas, em frente às Barcas.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Calendário de Atividades da Greve

Segunda-feira (25) 
Audiência com o reitor Roberto Salles - 14 horas - Reitoria

Terça-feira (26)
Panfletagem aos usuários do HUAP - 7 horas - Entrada do Antônio Pedro
Reunião do Comando Local de Greve do HUAP - Após a panfletagem - Subsede do HUAP
Reunião dos Aposentados - 10 horas - Casa do SINTUFF
Assembleia de Greve - 14 horas - Faculdade de Educação - Campus Gragoatá

Quarta-feira (27)
Conselho Universitário - 9 horas - Auditório da Geociências - Praia Vermelha

Sexta-feira (29)
Arraiá da Greve - "O casamento da Dilma com Cachoeira" - 14 horas - Praça Arariboia - Em frente à Estação de Barcas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mais de 50 mil na Grande Marcha da Cúpula dos Povos

Grande Marcha reuniu mais de 50 mil pessoas (Foto: Zulmair Rocha)
A Grande Marcha da Cúpula dos Povos reuniu mais de 50 mil pessoas, que tomaram a avenida Rio Branco, da Candelária à Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. A mobilização convocada pela Cúpula dos Povos, teve a adesão de diversos movimentos sociais e da população do Rio de Janeiro. Os manifestantes levantaram suas vozes em crítica à completa insuficiência de resultados da Rio+20, operada pelos chefes de Estado e grandes corporações, incapazes de promover justiça social e ambiental.
SINTUFF na Marcha (Foto: Zulmair Rocha) 
As universidades e escolas em greve engrossaram a manifestação. Com uma grande concentração nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), caminharam até a Candelária e seguiram pela Avenida Rio Branco, com carros de som, muitas faixas, bandeiras e palavras-de-ordem de denúncia contra os governos Dilma, Cabral e a corrupção. O SINTUFF esteve presente com uma numerosa coluna.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Assembleia votou e a greve continua

Cumprindo com a norma de assembleia semanal, o SINTUFF votou pela manutenção da greve. Numa agremiação de mais de cem presentes, apontou também o calendário das próximas atividades a começar pela grande marcha que acontecerá amanhã na Candelária, como já divulgado aqui. Também foi aprovado o envio de dois companheiros para o Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA. Serão delegados os companheiros Pimentel e Vilmar que partirão para Brasília na próxima quinta-feira.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SINTUFF participará de Grande Marcha da Cúpula dos Povos


No dia 20, a partir das 15h, vai ocorrer a Grande Marcha da Cúpula dos Povos, com presença estimada de 50 mil pessoas, que seguirão da Igreja da Candelária até o obelisco da avenida Rio Branco. O SINTUFF participará da Marcha como parte das atividades de greve. Os manifestantes do SINTUFF se concentrarão a partir das 13 horas na Praça Arariboia, em frente à Estação das Barcas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mobilizações unificadas no interior fortalecem a greve

Os movimentos contra as medidas do governo não se limitam as regiões centrais e metropolitanas. Em cidades do interior do estado também existe muita disposição de luta! Em diversos campi da UFF no interior houve uma grande adesão da greve, com destaque para Nova Friburgo onde a greve atingiu 100% de adesão.
Houveram passeatas em Campos, Volta Redonda e Rio das Ostras que despertaram as cidades para a importância da luta contra um governo tirano!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pressionado, governo anuncia alterações na MP 568

O governo, pressionado por intensa mobilização, anunciou que fará alterações na Medida Provisória (MP) 568/2012, através de Emenda Parlamentar. A emenda retira as mudanças na estrutura de remuneração que prejudicava os médicos com corte salarial de 50%. Também serão suprimidas todas as alterações previstas no texto da MP quanto ao pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade.
Essa extraordinária vitória demonstra que a luta política dos trabalhadores tem resultados. Especialmente quando estes recorrem às ruas pressionar e desgastar o governo e suas medidas.

Reunião dos Aposentados nesta terça (19)

Aposentados se reúnem nesta terça-feira (19), às 10 horas, na Casa do SINTUFF, para debater greve e comemorar os aniversariantes do mês. Participe!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Passeata das universidades em greve ocupa as ruas do Rio de Janeiro

Foto: Zulmair Rocha
Professores estudantes, e técnicos administrativos foram às ruas do centro do Rio de Janeiro para mostrar ao atual governo que a greve da educação se fortalece a cada dia. Com uma maciça presença dos três segmentos de diversas universidades, tais como UFF, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UERJ, CAPES/UFRJ e CEFET, a passeata seguiu da praça da Candelária até a praça XV. Cerca de 3000 manifestantes caminharam pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias da cidade.
O ato público passou pela ALERJ. Os manifestantes ocuparam as escadarias com palavras de ordem, faixas e bandeiras. Logo depois a marcha rumou para a praça XV onde aconteceram diversas atividades culturais de protesto: aulas públicas, apresentações de dança, roda de jongo, música com instrumentos de material reciclável e confecção artesanal de camisetas.
Esta mobilização  marca a unidade da educação federal contra as medidas de um governo federal, que desvia recursos públicos para encher os bolsos de banqueiros e corruptos enquanto setores como a educação amargam cortes de direitos, reajuste zero e condições cada vez piores de trabalho e estudo.O comando de greve unificado da UFF se reunirá para discutir novo calendário de atividades que será divulgado em breve.

Metalúrgicos de Niterói continuam em greve

Foto: Zulmair Rocha
Trabalhadores metalúrgicos de Niterói, reunidos em assembleia na ultima segunda-feira, mantiveram a greve desta categoria por tempo indeterminado. A assembleia foi realizada no Fluminense Atlético Clube. Apesar de convocada pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos, o acordo firmado entre os patrões e os sindicalistas foi rechaçado pela categoria. O movimento grevista continua sendo dirigido, à revelia do sindicato pelego, pelo Comando de Greve e pela Oposição Metalúrgica. A nova proposta patronal prevê apenas 8% de reajuste R$ 190 de vale-refeição. Os trabalhadores exigem 16% e R$ 350 de vale-refeição (com referência no que já é pago em São Gonçalo).

terça-feira, 12 de junho de 2012

Conselho de Ensino e Pesquisa suspende calendário acadêmico da UFF

Decisão do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) sobre calendário escolar
"O Conselho de Ensino e Pesquisa, no uso de suas atribuições, e considerando:
a) a recente indicação do Conselho Universitário pela suspensão do
calendário acadêmico;
b) o fato de um número significativo de professores estarem concluindo as disciplinas que ministram;
c) a importância de não prejudicar os estudantes que aderiram à greve;

DECIDE:
Art. 1. Acolher a indicação do CUV e aprovar a suspensão do calendário escolar a partir da data de publicação desta decisão, com os seguintes condicionantes:
I. As atividades de aula, que estiverem sendo ministradas por professores que não interromperam suas atividades serão reconhecidas, com lançamento de notas no período de reposição,
garantido o direito dos formandos e estudantes estrangeiros em intercâmbio acadêmico;
II. Quanto aos estudantes que tiverem aderido à greve, caberá à UFF a reposição de aulas e avaliações;
III. Após o final da greve, os professores que tiverem interrompido
suas atividades acadêmicas reporão suas aulas conforme calendário a ser definido pelo CEP"

Esta terça, ato “Educação e saúde públicas: namore essa idéia”

Nesta terça-feira, dia 12 de junho, acontecerá o ato “Educação e saúde públicas: namore essa idéia”. O mote do ato brinca com a celebração do Dia dos Namorados. O ato é convocado pelos comandos unificados das quatro universidades federais em greve no Rio de Janeiro: UFF, UFRJ, UniRio, e Universidade Rural. A concentração é às 13 horas, na Candelária. Dali, sairá uma caminhada em direção à Praça XV, onde acontecerá um “Universidade na Praça”. A partir das 18 horas, acontece um ato-show.
O ato contará com as presenças de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Além disso, contará ainda com a participação dos docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que acabam de deflagrar sua greve.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Primeira assembleia de greve define atividades

Nesta segunda 11/5, quando o calendário da FASUBRA aponta o início da greve, o SINTUFF já se encontra em atividade grevista. Foi realizada uma assembleia que debateu o balanço acerca da recente caravana a Brasília. Também foi deliberado um calendário de atividades mais imediatas tendo em vista que a greve atual é mais ampla, diferente da do ano passado. Requer mais diálogo com os outros segmentos para que as mobilizações se fortaleçam entre si e que sempre que possível sejam unificadas. As atividades desta terça (12) são as seguintes:

8:30 - Ato na reitoria com visita aos setores a fim de convencer os companheiros a aderir a greve.

12:30 - Concentração nas barcas para ir ao ato unificado no centro do Rio.

É muito importante que todos estejam presentes para fortalecer essa greve que já tem se mostrado forte e que vai crescer mais ainda! 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Manifestação em Brasília reúne 15 mil para exigir abertura de negociação com os servidores em greve

A Marcha dos Servidores Públicos foi uma lição de unidade. Realizada no dia 5/6 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a manifestação reuniu mais de 15 mil trabalhadores segundo informações das entidades organizadoras. A marcha foi convocada por diversas entidades, dentre as quais a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Universidades Brasileiras (FASUBRA).
Técnico-administrativos, estudantes, professores e servidores participaram da manifestação que terminou em frente ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. O intuito: pressionar o governo a negociar as pendências e reivindicações das pautas das categorias do serviço público. (Fonte: FASUBRA)
Os servidores técnico-administrativos das universidades compareceram em grande número. Para a coordenação da Federação o evento atingiu muito bem seus objetivos. O SINTUFF enviou três ônibus.
A polícia reprimiu os manifestantes que tentavam entrar no Ministério da Educação para falar com o ministro Aloizio Mercadante. O Mercadante afirmou aos órgãos de imprensa que o governo reabrirá as negociações com as categorias. Agora é ver para crer.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Metalúrgicos de Niterói entram em greve

Júnior da STX, da chapa de Oposição, na condução da greve

Presença do SINTUFF em mais uma luta
Em assembleia realizada na quarta (30/6) os metalúrgicos, à revelia da direção do sindicato desta categoria, decidiram entrar em greve. A categoria exige Porém as reivindicações da categoria são o aumento salarial de 16%, aumento no valor do vale-refeição de R$ 140 para R$ 350, maior segurança no ambiente de trabalho, plano de saúde com descontos simbólicos em folha e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Metalúrgicos comemoram a liberação do manifestante detido
(Fotos: Zulmair Rocha)
 Dado o desgaste do sindicato, o movimento grevista vem sendo conduzido pela Oposição (CHAPA 3) que concorre ao sindicato e tem o apoio do SINTUFF. A proposta acordada entre o sindicato e os patrões, e rechaçada pela categoria, aponta um reajuste de apenas 7,5%.
Na manhã da quinta (31/6), cerca de dois mil metalúrgicos marcharam por ruas e avenidas ruas de Niterói. Um dos manifestantes foi detido. A Polícia Militar, lamentavelmente, exerceu na prática o papel de segurança privada dos estaleiros. A manifestação seguiu para a frente da delegacia, fechando o trânsito da Avenida Amaral Peixoto. A pressão dos metalúrgicos teve efeito e o manifestante foi solto, com enorme comemoração.
Nesta sexta, o número de manifestantes foi maior do que na quinta-feira. Estiveram presentes aproximadamente três mil pessoas no protesto.