terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conferência Municipal da Saúde aprova resoluções contra a privatização da saúde


SINTUFF se destaca durante a conferência por defender uma saúde pública, gratuita e de qualidade


A Conferência Municipal de Saúde de Niterói, realizada nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, demostrou a crise que atravessa a saúde pública no Brasil, refletida na cidade de Niterói através do profundo sucateamento promovido pelo prefeito Jorge Roberto Silveira.
Recente levantamento, realizado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal em visita a 63 unidades de saúde, detectou graves problemas em 33 delas (52%) e observou falhas em todas.
Trezentos delegados participaram do evento representando os diferentes setores da sociedade: usuários, sindicatos, trabalhadores da saúde.  O SINTUFF participou com cinco delegados.
O secretário municipal de Saúde Euclides Bueno Neto presidiu a mesa de abertura junto ao presidente da FANIT (Federação de Associações de Moradores de Niterói). O discurso de abertura antecipou o desenvolvimento da Conferência, visto que o secretário não apontou nem adiantou respostas às expectativas dos participantes.
O debate se desenvolveu através de grupos que abordavam diferentes temas. As questões centrais a serem discutidas foram: Gestão e Financiamento.
Os delegados do SINTUFF participaram dos grupos “Recursos Humanos”, “Emergência e Urgência”, "Leitos Hospitalares", entre outros.
Os delegados do SINTUFF junto aos delegados do SINDISPREV apresentaram propostas sobre os principais debates.
A proposta dos organizadores, para que as resoluções não fossem debatidas e aprovadas em plenária, não conseguiu ocultar o descontentamento da população com o governo em relação à crise da saúde. Assim, dos próprios grupos surgiram resoluções que expressaram a disposição dos diferentes segmentos em combater as políticas de privatização e defender a saúde pública.
Entre as resoluções principais destacaram-se:


- Garantir a reabertura de emergência do Hospital Antônio Pedro.
- Moção de repúdio a proposta de privatizar 25% dos leitos do HUAP.
- Rejeitar qualquer proposta de privatização dos serviços públicos de saúde em todos os níveis hierárquicos e na gestão.
- Reabertura da emergência e dos leitos do HUAP.
-Construção do hospital geral do município de Niterói.
- Regulação da emenda constitucional 29 para definir o que é considerado investimento de SUS (União 10%, estado 12 %, e municípios 15%).
- Que os gestores sejam responsabilizados (civil e criminalmente) pela verba que vem dos SUS e não é utilizada.


Os delegados do SINTUFF conquistaram uma vaga para participar da Conferência Estadual em representação ao segmento dos usuários, juntamente ao SINDSPREV. Nesta ocasião, se apresentará mais uma oportunidade de batalhar pelas propostas extraídas na Conferência Municipal para derrubar a política privatista do governo estadual e estender a luta pela defesa da saúde pública. 

Nenhum comentário: