terça-feira, 20 de outubro de 2015

Reunião no HUAP define lutas contra precarização do hospital

Foto: Jesiel Araujo
Hoje (20/10), aconteceu uma reunião dos trabalhadores do HUAP convocada pelo SINTUFF. Esta agremiação teve o intuito de fazer com que os companheiros compartilhassem o que têm passado nos seus setores desde que começou a faltar materiais para o trabalho e debater meios de ação para combater essa crise. Compuseram mesa a estudante de medicina e integrante do Diretório Acadêmico Barros Terra (DABT), Karine, um representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (SINFAERJ), Fabio Neto, e também os coordenadores Lígia Regina e Pedro Rosa.
Houveram relatos de cirurgias que estavam planejadas e não foram realizadas, problemas que os pacientes enfrentam por conta da transferências de alguns setores para andares altos além da falta de eficiência dos elevadores que agrava ainda mais toda a situação. Destes relatos e do debate surgiram as seguintes propostas aprovadas:

- Ato no CUV dia 28/10 às 9h para pressionar o reitor a se posicionar sobre a crise no HUAP.

- Roda de conversa com o DABT dia 22/10, às 18h no auditório Aluisio Brasil, prédio anexo do HUAP.

- Repúdio ao cancelamento das internações,exames e cirurgias sem nem mesmo discutir com a comunidade acadêmica acerca da situação do HUAP e como enfrentar a crise.

- Cobrar que a reitora faça uma auditoria completa das contas, obras e serviços no HUAP, com o direito de participação do SINTUFF e demais entidades que desejarem participar.

- Encaminhar audiência pública com o reitor e o diretor do HUAP para que esclareçam qual a situação do HUAP

- Propor à FASUBRA que incorpore a campanha em defesa do HUAP e contra a EBSERH, divulgando em seus veículos de comunicação.

- Fazer denúncia ao Ministério Público sobre as irregularidades das obras e prestação de serviço no HUAP.

Nenhum comentário: