segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Unidos para Lutar realiza combativo Seminário do Rio de Janeiro


No sábado 19 de janeiro se realizou o Seminário da Unidos pra Lutar na Faculdade de Arquitetura na UFF, em Niterói. O SINTUFF foi o anfitrião do evento que contou com a participação de cem trabalhadores representando diferentes sindicatos e categoria. A expressiva presença, ainda em época de férias, manifestou um grande interesse dos ativistas no debate da situação política e do movimento sindical e das perspectivas de luta e enfrentamento aos ataques do governo e das patronais.
Estiveram presentes: SINTUFF, a maior delegação, representantes da ASUNIRIO, do SEPE Niterói e Cabo Frio, da UFRJ, da Oposição dos Metalúrgicos de Niterói, da CEDAE, uma diretora SINTEST/PR), dirigentes do Sindicato dos Químicos de SJC/SP e professores da APOESP.
A abertura do evento foi marcada por uma homenagem aos operários das obras do Maracanã José Antônio e Francisco de Souza que foram covardemente demitidos apenas por apoiar e serem solidários à causa dos índios da Aldeia Maracanã, contra o Batalhão de Choque do Governo Cabral.
Em seguida foram convidados representantes do SINTUFF, da ASUNIRIO, do Sindicato dos Químicos de SJC/SP, da Chapa 3 SOS Metalúrgicos para encaminhar uma mesa de saudações, na qual destacou-se  Oscar (membro da corrente sindical PS Livre da FASUBRA), que manifestou incisivas críticas ao governo Dilma e reivindicou o papel da Unidos nas lutas, em especial na greve dos servidores federais, expressando coincidências com sua política e atuação.
Posteriormente aconteceu o debate de Conjuntura Mundial e Nacional a cargo de Silvia Santos, dirigente da UIT e da Executiva Nacional do PSOL e Angélica Lagunas (Deputada Estadual de Izquierda Socialista de Neuquén, Argentina e dirigente da Associação de Professores do mesmo estado).  As intervenções abordaram a situação da crise econômica, da luta de classes, dos ataques dos governos e da necessidades de preparar os próximos enfrentamentos dos trabalhadores para 2013.
Pela tarde uma mesa composta por Babá, professor da UFRJ e executiva nacional do PSOL, Pedro Rosa, coordenador do SINTUFF e Douglas dirigente nacional da Unidos pra lutar abordou a situação do movimento sindical.
Babá esclareceu acerca dos objetivos da Reforma da Previdência e da necessidade de lutar por  anulação. Pedro explanou acerca das lutas do funcionalismo, fazendo um balanço da última greve, destacando que a politica vacilante e cética da CONLUTAS e da INTERSINDICAL na greve resultou em uma negociação rebaixada para a categoria. Douglas afirmou a necessidade de unir as lutas e apostar na construção de uma nova direção autônoma, democrática e de luta junto aos lutadores, tarefa que a Unidos se propõe encampar. Todas as intervenções dos presentes coincidiram com a necessidade de dar reposta à luta de classe, contra as direções pelegas e a política vacilante da esquerda.
Finalmente foram encaminhadas as seguintes resoluções: a) Fortalecer as campanhas Contra a Anulação da Reforma da Previdência, contra a EBSERH e contra o ACE; Apoio à Chapa da direção do SINTUFF,  chapa da Unidos Pra Lutar; Apoio à iniciativa dos companheiros da direção do SINTUFF que no próximo congresso da categoria discutirão a filiação a Unidos e à campanha exigindo a eleição já do sindicato dos metalúrgicos de Niterói.

Aprovou-se também a realização de reuniões bimensais da Unidos (RJ), a execução de um boletim após o carnaval e a divulgação do seminário e das resoluções para todos os ativistas.

Nenhum comentário: