segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hospitais Universitários 100% SUS x EBSERH


Há uma grande expectativa para o Encontro Nacional dos Hospitais Universitários da FASUBRA que ocorrerá nos dias 10 e 11/11 em Brasília. Os trabalhadores vivem uma intensa inquietação, visto que a privatização da saúde avança em vários órgãos. A aprovação das OSs (Organizações Sociais) provocou avassaladora perda de direitos. Nas universidades existe muita pressão para os reitores e diretores dos HUs aderirem à EBSERH com o argumento de que os hospitais fecharão suas portas por falta de financiamento e de trabalhadores. Já existem reitores que estão aprovando a privatização sem debater nos conselhos universitários. No entanto o governo não contava com a resistência dos trabalhadores. Pelo país já se evidencia uma forte organização, a exemplo do hospital do Paraná que disse não a EBSERH.
 Para convencer e atrair os terceirizados o governo foi hábil, criou um Plano de carreira e oferece um salário alto aos que aderirem à EBSERH. O que não está escrito é se os terceirizados serão contratados por essa empresa. Não existe nenhuma certeza.
Com a EBSERH gerenciando os hospitais, a referida empresa fará toda a gestão de pessoal, inclusive a avaliação de desempenho. Visando o lucro, certamente não aceitará às 30 horas sem redução salarial, pois precisa explorar e garantir maior produção.
É preciso lembrar que existem outros ataques aos trabalhadores, como a Medida Provisória 568 que reduziu salário dos médicos e fixou por baixo o adicional de insalubridade, questões que ainda não foram oficialmente resolvidas, apesar das promessas do governo e deputados que representam Dilma.
O Encontro Nacional de Hospitais ocorrerá quando aos trabalhadores da saúde estão sendo gravemente ameaçados. É preciso informar os trabalhadores, organizar e mobilizar a luta em todos os fóruns existentes para derrotar a política privatista do governo.

Nenhum comentário: