quinta-feira, 11 de abril de 2013

O NÃO à EBSERH segue forte na UFF

Fotos: Jesiel Araujo
A campanha nacional do NÃO à EBSERH através de processo plebiscitário tem
grande adesão na universidade. Na manhã de hoje (11/04) o SINTUFF, ADUFF e DCE, organizadores do plebiscito na UFF e em Niterói, estiveram presentes em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). O número de pessoas que paravam para votar no plebiscito ao serem abordados pelos militantes era grande. Em vários momentos se formavam aglomerados de pessoas em torno das mesas de votação.
Esteve presente a presidente da ADUFF, Eblin Farage, que fez uma intervenção sobre a importância da luta conjunta dos três segmentos e convidando toda população e usuários do HUAP que expressassem sua insatisfação com essa ameaça privatista. O professor Romildo, conselheiro da ADUFRJ, falou aos presentes acerca da ameaça da EBSERH na UFRJ. Ressaltou a ação nefasta que a reitoria tem praticado com o esvaziamento dos fóruns de debate promovidos para esclarecimentos sobre a empresa. Segundo ele, foram marcados cinco debates e em nenhum deles houve presença de qualquer conselheiro universitário.

Muitos usuários espontaneamente manifestaram sua indignação lembrando experiências que tiveram com o HUAP. Destacou-se a fala de dona Diná que teve seu marido e irmão tratados no HUAP nos anos 50. Segundo ela o hospital tinha um atendimento exemplar que hoje está ameaçado pela privatização.
No final da manhã a militância partiu para a Reitoria para coletar mais votos contra a EBSERH. Em Icaraí também houve grande adesão por parte dos que passavam. Boa parte dos abordados paravam e conscientemente expressavam seu desejo de que os hospitais públicos permaneçam 100% SUS.
No nosso blog pode ser encontrado o calendário de atividades do plebiscito. Procure um dia de sua disponibilidade e venha somar-se a essa luta. Contra a EBSERH e por uma saúde pública, gratuita e de qualidade.

DIGA NÃO À EBSERH!


Dona Diná. Usuária apoiando a luta contra a EBSERH


Notável adesão em Icaraí

Romildo, conselheiro da ADUFRJ

Eblin, presidente da ADUFF







Nenhum comentário: