quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vaga de Estágio de Direito no SINTUFF

Estágio Direito no SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF)

Carga horária: 6 horas diáriasBolsa auxílio: R$1.576,00 (2 salários mínimos) + Vale Alimentação + Vale Transporte.Exigência: possuir carteira da OAB ou protocolo
Local: Campus do Valonguinho – Sede do SINTUFF /Centro / Niterói

Data da realização da 1ª etapa (eliminatória): 01/09/2015 (3ª feira) as 13h

Enviar currículos para o e-mail: juridico@sintuff.org.br ou diretamente na secretaria da sede do SINTUFF

Prova objetiva (sem consulta a legislação) e prova discursiva (com consulta à legislação).O candidato receberá a prova objetiva e somente após o término desta receberá a prova discursiva.Os candidatos selecionados por meio da avaliação da 1ª etapa serão convocados para 2ª etapa para realização de entrevista. O aviso será realizado por contato telefônico disponibilizado no Currículo.



Departamento Jurídico do SINTUFF

Ato estadual unificado

Fotos: Barbara Hauret
O Comando Estadual de Greve puxou, nesta terça-feira dia 25/08, uma passeata unificada no Centro do Rio de Janeiro. A concentração começou às 15 horas na Candelária. Apesar da chuva, ativistas foram chegando aos poucos e se somando às categorias e organizações políticas presentes, como setores do PSOL, PSTU e PCB. Por volta das 17 horas, a manifestação saiu em direção à Cinelândia, passando pela Av. Rio Branco. Com bandeiras e faixas, o SINTUFF participou do ato junto aos demais servidores, professores e estudantes grevistas, assim como importantes categorias como a dos garis e ativistas da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST). A passeata se apresentou como um contraponto aos atos do dia 16, encabeçado pelo PSDB e cia, e do dia 20, em defesa do governo Dilma. As palavras de ordem traziam consignas contra essa falsa polarização e a necessidade de se construir um terceira via, uma alternativa que esteja colado nas ruas e na luta dos trabalhadores grevistas que pagam a conta da crise e do brutal ajuste fiscal aplicado nas costas da classe mais pobre.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Assembleia vota manutenção da greve e indica calendário de lutas

Foto: Jesiel Araujo
Nesta terça-feira, 25/8, a assembleia de greve do SINTUFF aconteceu excepcionalmente pela manhã para que todos pudessem participar da atividade unitária no Rio de Janeiro às 16h. Os grevistas presentes deram seus informes sobre como está a força da greve em seus setores e logo depois foi feita a análise da conjuntura. Não houveram falas contrárias à manutenção, porém alguns já apontam dia 31/8 como prazo máximo e que além desta data nada mais poderá ser feito.
Sabemos que quem define a força política da luta são os trabalhadores. Devemos permanecer firmes e pressionar o governo para atender as demandas do funcionalismo mesmo para além de limites e datas burocráticas. Ao contrário do que alguns dizem, é possível sim que se atrase a aprovação das contas. Tudo vai depender de quanta força e disposição de luta os trabalhadores trarão para a disputa. Haverá uma caravana à Brasília que partirá amanhã pela manhã para se unir com outras categorias do funcionalismo em uma marcha a fim de pressionar o governo.
Nesta assembleia também aprovou-se o seguinte calendário:







26/8
9h - Ato no CUV - Auditório da Geociência (Campus Praia Vermelha)



* 28 a 30/08 - 4º Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Niteroi 
     > 28/08 - Abertura da Conferência - 18h - Biblioteca Pública de Niteroi     > 29 e 30/08 - Conferência 8h - Bloco F (Campus do Gragoatá)


* 11/09 - Encontro do Interior - 13h - Nova Friburgo (interessados em participar devem procurar o SINTUFF)

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ato unificado no Rio mostra unidade na luta

Foto: Jesiel Araujo
Foi organizado pelo Comando Estadual de Greve do RJ um ato unificado no Centro do Rio de Janeiro que aconteceu ontem, 18/9. A atividade, concentrada na Cinelândia, teve início pela manhã quando as entidades presentes montaram diversas barracas e fizeram um diálogo com a população através de atividades culturais e aulas públicas.
Por volta das 16h, os manifestantes se uniram em passeata seguindo em direção ao Ministério da Fazenda pela Araújo Porto Alegre. Com faixas, bandeiras, cartazes e palavras de ordem, os companheiros marcharam enquanto representantes das entidades faziam falas contra os ajustes e em defesa do serviço público.
Outras passeatas foram feitas no mesmo dia em todos Brasil. Tiveram destaque as passeatas que ocorreram em Porto Alegre e em Brasília.
Manifestação em Porto Alegre

Manifestação em Brasília

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Todos ao ato unificado 18/8

Em virtude do ato unificado que acontecerá amanhã, o Comando Local de Greve do SINTUFF decidiu que não haverá assembleia nesta terça (18/8). O Comando convoca todos para esta mobilização de grande importância na nossa greve.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Assembleia do SINTUFF aprova manutenção da greve e calendário de atividades

Foto: Jesiel Araujo
Hoje a assembleia de greve do SINTUFF se reuniu no Auditório Florestan Fernandes para decidir o futuro da luta da categoria. Decidiu-se pela manutenção da greve de forma unânime e aprovou-se calendário de atividades que aparece abaixo.
Houve também deliberação pela não participação do SINTUFF nos dois atos nacionais do dia 16 e 20/8. O primeiro é pelo impeachment e é puxado pelos tucanos e a toda direita conservadora. O segundo é chamado pelo setor governista em defesa do governo Dilma. O sindicato tem entendimento que este governo não serve aos trabalhadores, porém não fará coro com uma oposição pela direita tampouco defenderá Dilma e seus aliados. O SINTUFF defende uma oposição pela esquerda e por fora de movimentos de direita e/ou pró governo.
Também foram aprovadas moções de apoio à ocupação do MTST em Pendotiba, num terreno baldio da prefeitura, e à greve dos trabalhadores da GM em São José dos Campos, São Paulo.


Calendário de Atividades

12/8
14h- Reunião dos servidores do interior com comitê gestor. Local: Reitoria


13/8
9h - Plenária unificada dos três segmentos. Local :Sede da ADUFF

13h - Passeata à Reitoria para discutir a pauta unificada. Concentração na Praça da Cantareira


*18/8
10h - Ato na Cinelândia dialogando com a população.
16h - Passeata saindo da Cinelândia

*A atividade do dia 18/8 será o dia todo.

Luta unificada contra a privatização da saúde pública

Foto: Barbara Hauret
Na manhã de terça feira, 11/8, servidores da rede federal, estadual e municipal de saúde, servidores da UFF, trabalhadores do INSS e usuários do SUS, realizaram uma manifestação na frente do Hospital Antonio Pedro por melhores condições de trabalho e por melhorias efetivas na prestação de serviços na saúde pública. O vereador Paulo Eduardo do PSOL esteve presente apoiando o ato.
Os representantes dos diversos setores denunciaram a privatização da saúde que os governos tentam implementar. Foi destacado que a cidade de Niterói passa por uma crise sem precedentes na saúde. A rede municipal vem aos poucos sendo entregue para o setor privado, a rede estadual já foi toda privatizada e no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) vem sendo sucateado, visto que o governo da Dilma pretende entregar a gestão de todos os Hospitais Universitários para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O SINTUFF se compromete a continuar apostando na unificação dos diferentes setores para fortalecer a luta contra privatização da saúde pública.

 - Contra todas as formas de privatização da saúde!
- Fora EBSERH!
- Em defesa do SUS 100% público, gratuito e de qualidade para tod@s!
- Pela reabertura da emergência do Hospital Antônio Pedro e do Azevedo Lima!

Todo apoio à Ocupação 6 de Abril

Na madrugada de sexta-feira.mais de 250 famílias ocuparam um  terreno vazio na Estrada Francisco da Cruz Nunes, atrás do Fórum Desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes, no Largo da Batalha, na região de Pendotiba.  A ocupação é coordenada pelo MTST. Esta é mais uma demostração da grave crise de moradia pela que atravessam milhares de famílias trabalhadoras sem recursos para pagar altos preços de alugueis. 
A ocupação foi nomeada: 6 de abril,  em memória ao dia dos deslizamentos ocorridos em Niterói em 2010, onde se estima houve mais de vinte mil moradias afetadas e centenas de mortos.
O SINTUFF esteve presente levando solidariedade. Colabore levando ao local alimentos não perecíveis e fraldas descartáveis para crianças.
TODO APOIO À OCUPAÇÃO 6 DE ABRIL!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Caravaneiros realizam ato "Ubuntu"

Fotos: Jesiel Araujo
Hoje, 5/8, na parte da noite, os caravaneiros se uniram para um ato que teve por título "ubuntu", nome que vem de uma tradição de algumas tribos africanas onde todos se sentam em círculo encostando os pés e que tem o significado "todos somos um". A ideia inicial era levar tochas e velas acesas até o espelho d'água em frente ao Congresso Nacional, numa simbologia onde os servidores levariam luz para o país, e lá fazer a performance. Porém a polícia não autorizou a caminhada.
Sendo assim, os companheiros fizeram o ato em frente ao acampamento no gramado. Foi bonito, mas infelizmente não teve o mesmo impacto que teria se fosse feito no lugar originalmente planejado.


Primeiro dia de caravana começa com passeata

Os caravaneiros do SINTUFF chegaram à Brasília na terça feira, 4/8, na parte da noite. Após uma noite de descanso, os companheiro foram cedo pra tenda armada na esplanada dos ministérios onde todos os sindicatos da base da FASUBRA estavam se concentrando. Uma grande passeata estava se desenhando.
Fotos: Jesiel Araujo
Cerca de 5 mil trabalhadores em universidade federais de todo Brasil ocuparam as ruas da esplanada. Companheiros de diversos sindicatos e forças se uniram nessa mobilização que disse não ao ajuste fiscal de Dilma.A coluna do SINTUFF se destacou pela sua animação embalada pelos instrumentos de percussivos trazidos pelos caravaneiros. Uma faixa com uma caricatura da presidenta também chamava bastante a atenção. 
A marcha foi fez uma parada no MPOG e deu seu recado, seguindo até o MEC onde se encerrou. Estão programadas outras atividades para o dia de hoje e amanhã haverá uma grande passeata com todos os SPF's em greve. Temos que cada vez mais pressionar o governo e fortalecer a pauta pelo 27%. Não podemos aceitar parcelamentos. Até a vitória!