sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Palestra desfaz tabus da velhice

Foto: Zulmair Rocha
Mesmo com tempo chuvoso, na manhã do dia 28/8, os aposentados se reuniram na Casa do SINTUFF para uma palestra sobre a sexualidade e o envelhecimento. Apesar da chuva, houve um bom número de presentes no evento.
Ministrada pela professora Jamaci Lima, psicóloga da UFF, a palestra tratou de assuntos relacionadosa palestra trouxe grande enriquecimento e até espanto para os presentes. Segundo disse, o avanço da idade não significa que o idoso tenha que ser sexualmente inativo. É claro que tudo é feito com ritmo e frequência menores, mas nas palavras da professora, "troca-se quantidade por qualidade". Foram abordos assuntos polêmicos como a masturbação na terceira idade. A palestrante trouxe dados surpreendente sobre esse ponto. Segundo pesquisas, mais de 70% dos idosos do sexo masculino praticam a masturbação e mais de 40% do sexo feminino também. "As pessoas mais velhas também tem o direito de se satisfazerem", diz ela. Reforçou a importância da qualidade da relação para que haja uma boa relação sexual e desmistificou o sexo como apenas o coito: "sexo é muito mais que apenas um momento. É o carinho, a atenção, o sentar juntinhos de mãos dadas e assistir um filme que gosta e viajar e curtir um ao outro, ter momentos alegres... porque não há desejo sexual que resista a uma relação que só tem brigas."
Foto: Jesiel Araujo

Depois desta rica palestra, foi realizada a comemoração dos aniversariantes dos meses de julho e agosto. Um delicioso bolo, salgadinhos e músicas animadas deram o tom alegre do encerramento de mais uma reunião dos aposentados mais ativos da UFF.

Nenhum comentário: