quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mobilização vitoriosa no CUV

Foto: Marcello Bertolo
Indignados com a situação do prédio do Instituto de Biologia (IB), que apresenta visíveis riscos de desabamento, estudantes, professores e servidores fizeram um ato hoje no Conselho Universitário (CUV) para questionar o reitor Roberto Salles quanto a essa situação. Com cartazes e faixas que falavam contra o descaso da reitoria, os três segmentos da UFF tomaram o auditório da Geociências onde, no dia de hoje, se realizou a sessão ordinária do CUV. Muitas falas colocaram o reitor em cheque ao levantar a questão do atraso nas obras do novo prédio do IB que já completa cinco anos de iniciada. A conselheira e coordenadora do SINTUFF, Lígia Martins, inflamou mais ainda o debate quando pressionou o reitor a chamar a Defesa Civil para que esta emitisse um laudo para funcionamento ou interdição do prédio atual. O reitor tentou se esquivar dizendo que a Superintendência de Arquitetura e Engenharia (SAEN) já tinha avaliado a situação e que precisava que o funcionamento voltasse ao normal para então poder precisar a situação do prédio. Uma solicitação absurda! Ora, para que se saiba as reais condições da construção é necessário colocar vidas em risco? A resposta a esse discurso foi uma maior indignação dos presentes pressionando o reitor a ceder se comprometendo a, ainda hoje, entrar em contato com a Defesa Civil para examinar as condições estruturais do IB.
Também foram levados pelos estudantes os problemas estruturais da moradia estudantil. Dentre eles o mais grave abordado foi a constante falta d'água. Quanto a isso a administração se posicionou dizendo que já está tomando providências junto à Águas de Niterói para pensar uma solução. Outra questão em relação a moradia estudantil foi em relação a expulsão de cinco estudantes por causa de suas baixas notas. Foi contestada a arbitrariedade e frieza da reitoria nos parâmetros binários para determinar quem fica e quem sai da moradia estudantil. Se tem 50% de aprovação fica, se não, sai. Não há acompanhamento do aluno para conhecer o que o levou a um porcentagem de reprovação acima dos 50%. Após o término do CUV os manifestantes foram em passeata até o Gragoatá para levar à população de Niterói a realidade das condições de trabalho e estudo na UFF.

 

Foto: Jesiel Araujo

Sindicato se posiciona juridicamente em defesa dos servidores e alunos

O SINTUFF entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) para denunciar a situação de perigo que os estudantes, professores e servidores estão vivendo. Também enviou um memorando para a direção do instituto de biologia explicando que a situação do prédio impede que haja um funcionamento normal do IB. Ninguém deve permanecer no prédio enquanto não for emitido um laudo que comprove que há condições de funcionamento normal dentro da edificação. Para ver a representação clique aqui Para ver o memorando clique aqui

Nenhum comentário: