segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conselho Universitário da Unirio barra adesão à EBSERH



Foto: Zulmair Rocha
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) conseguiu barrar na quinta-feira 7/8 a votação, no Conselho Universitário (CONSUNI) da instituição, a adesão da UNIRIO à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o que significaria a consequente privatização do Hospital Universitário Gafré Guinle (HUGG).

O CONSUNI aprovou ainda, por 21 votos, a proposta dos estudantes, docentes e técnico-administrativos de abrir o debate para buscar soluções para a precarização do hospital que não signifique a entrega da unidade de saúde, ensino e pesquisa à EBSERH. Esta foi uma grande vitória do movimento organizado pelos três segmentos da comunidade acadêmica da UNIRIO, visto que qualquer proposta tem que ser debatida com a comunidade acadêmica para respeitar a autonomia universitária.

O SINTUFF participou com uma delegação somando forças e se solidarizando com os companheiros da Unirio nesta batalha, e continua alerta para enfrentar esta ofensiva do governo, na tentativa de implementar um processo de privatização nos hospitais universitários. Tivemos uma importante vitória. A luta continua! 

Nenhum comentário: