terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pela imediata abertura do novo prédio do Instituto da Biologia!

O prédio do Instituto de Biologia (IB) se encontra fechado desde o dia 15/08. O local sofre rachaduras nas paredes e nos pisos, além de apresentar infiltrações nos tetos. As vigas que sustentam as divisórias dos laboratórios começaram a envergar. Este quadro apresenta um grave risco de desabamento.  Desde 2009 se constatou que o edifício tinha problemas estruturais e não poderia suportar a quantidade de estudantes, professores, laboratórios, equipamentos que circulam no local.  A Reitoria tinha prometido entregar um novo instituto em 2011, promessa que foi adiada para 2015.  Na última sexta-feira o colegiado do instituto e a assembleia de estudantes da graduação e da pós-graduação resolveram paralisar as atividades, visto o risco a que estavam expostos.
O SINTUFF esteve presente no local e se reuniu com os servidores do IB. O Sindicato denuncia a situação de perigo a qual a comunidade universitária está sendo exposta,  e entende que este fato é mais uma expressão da política de precarização das universidades federais aplicada pelos governos Lula e Dilma (PT/PMDB) e da política da reitoria que não priorizou a urgência em concluir um novo prédio para o Instituto da Biologia, entanto prioriza a estrutura e equipamentos da melhor qualidade dos prédios onde funcionam os cursos pagos. 

O SINTUFF chama ao conjunto dos servidores para participar do CUV na quarta feira 27/08 e de um protesto na quinta feira 28/08, para denunciar e exigir da reitoria um posicionamento sobre os fatos e a imediata conclusão da obra do IB no Gragoatá. Assim mesmo o sindicato tomará todas as providências jurídicas necessárias que  este caso exige .  
Calendário de mobilização:
27/08, 4ª. Feira, às 8h: ato no CUV no Auditório das Geociências, Campus Praia Vermelha.

28/08, 5ª. Feira, às 9h : Concentração frente ao DCE. Passeata até a Reitoria.

Nenhum comentário: