terça-feira, 4 de novembro de 2014

Infestação de piolhos de pombo no Gragoatá


Fotos: Jesiel Araujo
Os servidores da Faculdade de Educação entraram em contato com o SINTUFF para relatar os problemas de proliferação de pombos nos prédios do Gragoatá  . Atendendo ao chamado dos trabalhadores, a entidade fez uma reunião com os mesmos no dia 3/11. Foi dito que há uma séria infestação de piolhos de pombos e que em muitas pessoas aparecem pequenas feridas na pele em época de maior gravidade.
O vice-diretor da Faculdade de Educação, Marcos Barreto, esteve presente na reunião. Segundo ele, a direção da UFF não resolve de forma definitiva essa questão. O que se faz é uma limpeza periódica (6 meses) com dedetização. Porém esta é apenas uma solução paliativa pois os pombos retornam. “É preciso criar uma forma pra que os pombos não retornem”, disse o vice-diretor. Disse que anteriormente a zoonosis de Niterói já esteve lá mas não quis se comprometer a emitir nenhum tipo de laudo, apesar de ter pontuado que a presença de pombos implica em riscos à saúde. Segundo Marcos já houve de maneira informal a proposta da retirada das grades onde os pombos se abrigam, mas a Superintendêndia de Arquitetura e Engenharia (SAEN) rejeitou a ideia alegando que essa alteração feriria a concepção do prédio.
Após discutirem sobre este problema algumas propostas foram acordadas. O sindicato se prontificou a entrar em contato com a Vigilância Sanitária para solicitar uma inspeção no local, porém o vice-diretor presente disse que a própria direção da Faculdade de Educação faria esse chamado. O SINTUFF ainda se comprometeu a entrar em contato com a Escola de Veterinária no intuito de conseguir maiores informações sobre os potenciais problemas oferecidos pela presença de pombos nas instalações da UFF.
 O SINTUFF manterá contato com a direção da Faculdade de Educação para saber o dia em que a Vigilância Sanitária estará no prédio, para acompanhar a inspeção.

Nenhum comentário: