segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cresce a mobilização contra o aumento da tarifa

Foto: Jesiel Araujo
Na última sexta-feira, 9/1, houve a segunda passeata contra o aumento da passagem no Rio de Janeiro. O número de manifestantes neste ato mais que dobrou em relação ao primeiro. Em seu auge, a passeata reuniu cerca de duas mil pessoas. O trajeto acordado em assembleia realizada na Cinelândia foi pela Avenida 1º de Maio, passando pela Presidente Vargas até chegar na Central. Diversos coletivos e correntes da juventude estiveram presentes na manifestação. Dentre elas o MPL, Vamos à Luta, FIP, Juntos, Movimento Rua, ANEL, entre outros.
Todo o percurso foi feito com faixas, bandeiras e palavras de ordem que gritavam contra o abusivo aumento e os governos que aprovam tais medidas que só beneficiam os empresários do transporte. Apesar da presença dos chamados Black Blocs, desta vez não houve enfrentamentos com a PM.
Fato interessante que ocorreu quando o ato estava na altura do CCBB foi o massivo repúdio ao famoso "Batman" que figurou em muitas passeatas de 2013, mas que depois debandou para o lado da direita, apoiando movimentos que têm como eixo o apoio à intervenção militar. Também posou em várias fotos ao lado de figuras como Jair Bolsonaro, político de extrema direita no parlamento. O rapaz que apareceu com a fantasia do homem morcego foi vaiado e tão fortemente rechaçado que a própria polícia retirou-o da passeata.
Uma nova manifestação foi marcada para o próximo dia 16/1, 17h, na Candelária. O SINTUFF mais uma vez estará presente ombro a ombro com todos os lutadores desta justa causa!

Próxima manifestação contra o aumento da passagem16/117hCandelária

Nenhum comentário: